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A empresa prevê que os novos produtos que incorporam esta tecnologia estejam disponíveis no terceiro trimestre de 2023

Nova patente da Heura chega para revolucionar indústria global de produtos plant-based

Redação Interempresas31/05/2023

A Heura desenvolveu uma nova tecnologia, com patente pendente, que irá gerar um valor nutricional único no sector de produtos plant-based, com produtos com baixo teor de gordura e sem aditivos alimentares ou números E. A patente, que representa uma melhoria sem precedentes no sector global de produtos à base de plantas, é a primeira a ser desenvolvida através da plataforma Good Rebel Tech (G.R.T.), propriedade da empresa, que visa produzir alimentos densos em macro e micronutrientes de uma forma sustentável. Esta tecnologia aborda os principais desafios pendentes da indústria de base vegetal em categorias como salsichas, cortes inteiros (carne e peixe) e produtos lácteos.

Marc Coloma e Bernat Ananos, co-fundadores da Heura
Marc Coloma e Bernat Ananos, co-fundadores da Heura.

“Embora os alimentos à base de plantas tenham dado um grande salto nos últimos anos, a má qualidade da nutrição associada aos alimentos processados tornou-se uma grande barreira ao seu crescimento, uma vez que as pessoas experimentam, mas às vezes não os repetem”, explica Marc Coloma, CEO e co-fundador da Heura.

"Tal como outras indústrias disruptivas, estamos numa altura de transição, especialmente devido à inflação, e a nossa nova tecnologia simples e escalável, com patente pendente, está aqui para redefinir o processamento de alimentos e acelerar a transição das proteínas de origem vegetal. Não só estamos a criar uma vantagem competitiva sem precedentes, como também estamos a oferecer um novo nível de sucessores da carne animal - alimentos que são superiores aos seus homólogos tradicionais de carne.”

Tecnologia ao serviço do consumidor

As novas patentes da Heura são um marco para a indústria à base de plantas, proporcionando uma forma mais rápida e eficiente de conceber e processar produtos alimentares. Ao melhorar a compreensão científica das estruturas das proteínas vegetais e ao desenvolver modelos matemáticos preditivos para a conceção de engenharia, a empresa em fase de arranque criou uma nova tecnologia escalável para satisfazer as exigências dos consumidores.
A tecnologia baseia-se numa técnica termomecânica, que utiliza o calor e a energia mecânica para moldar ou modificar as propriedades de um material. Isto envolve uma mistura bem definida e passos de aquecimento e arrefecimento controlados em intervalos de pH específicos. A abordagem da G.R.T. permite que a Heura desenvolva o seu design de produto e métodos de processamento, oferecendo alimentos que não são apenas sustentáveis, mas que também têm um sabor e textura interessantes.
“Utilizamos uma abordagem transdisciplinar para ultrapassar os maiores desafios que a indústria enfrenta. Os nossos objetivos são ambiciosos. Não pretendemos pequenos avanços incrementais baseados em melhorias cumulativas do que já existe, mas sim um progresso exponencial de inovações revolucionárias”, afirma Isabel Fernandez, diretora de Ciência e Tecnologia da Heura. "E estes grandes problemas só podem ser resolvidos através da investigação nos vários domínios científicos relevantes para desenvolver conjuntamente novos conhecimentos fundamentais e inovações tecnológicas para enfrentar um desafio comum.”
A empresa desenvolveu uma tecnologia patenteada pioneira a nível mundial que irá criar produtos com um valor nutricional sem precedentes...
A empresa desenvolveu uma tecnologia patenteada pioneira a nível mundial que irá criar produtos com um valor nutricional sem precedentes.

Desde o seu lançamento, a Heura tem-se concentrado fortemente na I&D ao consumidor. Foi a primeira empresa a criar um análogo de gordura 100% à base de azeite, o que lhe permitiu proporcionar a suculência da carne tradicional com menos 85% de gordura saturada. A empresa faz investigação em colaboração com peritos científicos de topo e com as principais instituições académicas e de investigação.

A equipa de I&D da Heura também se baseia nas melhores técnicas e conhecimentos numa vasta gama de disciplinas científicas, desde a fisiologia das células vegetais, química de biopolímeros e engenharia de deformações até aos colóides moles, dinâmica de fluidos computacional e modelação de processos.

Primeiros produtos em 2023

A Heura irá aproveitar a nova patente para lançar uma nova linha de salsichas 100% à base de plantas durante o terceiro trimestre de 2023, com o objetivo de fazer avançar a transição proteica, impulsionar novos momentos de consumo de alimentos à base de plantas e, assim, aumentar ainda mais a quota de mercado da Heura.

Olhando para o futuro, a empresa irá também implementar esta nova tecnologia na sua atual gama de sucessores de carne, tornando-os ainda mais atrativos, saudáveis e sustentáveis.

A equipa de I&D, liderada por Isabel Fernandez, diretora de Ciência e Tecnologia...
A equipa de I&D, liderada por Isabel Fernandez, diretora de Ciência e Tecnologia, criou uma tecnologia que permitirá o desenvolvimento de produtos com mais proteína de qualidade e baixo teor de gordura, além de serem 100% “clean label” e sem aditivos.

Campanha de angariação de fundos para os “Good Rebels”

A Heura anunciou o lançamento de uma nova ronda de financiamento destinada a impulsionar a transição para uma alimentação global mais sustentável e saudável. A empresa lançou uma ronda de Série B para investidores de todo o mundo e, paralelamente, abriu a possibilidade de milhares de cidadãos individuais comprometidos com os princípios da Heura se tornarem parte da empresa.

Esta campanha 'Crowd' focada em investidores individuais será conduzida através da plataforma 'Crowdcube', como nas edições anteriores (2021 e 2022), onde mais de 8 milhões de euros foram angariados através de quase 7 mil 'Good Rebels' de todo o mundo. “Vamos atingir a rentabilidade em 2025, por isso esperamos que esta seja a última ronda de financiamento”, diz Marc Coloma.

Presente em mais de 20 países, a empresa está atualmente numa fase de crescimento e os dados mostram-no. Aumentou o seu volume de negócios em 80% no último ano, de 17,7 milhões de euros em 2021 para 31,4 milhões de euros em 2022.

Além dos números do negócio, o objetivo é continuar a crescer e fazê-lo a nível internacional. Neste sentido, a Heura aumentou os pontos de venda em 75% a nível global no último ano, de 13 mil para 22.700, e as vendas fora de Espanha já representam 23% (em 2020 representavam apenas 6%).

A patente centra-se em categorias como as salsichas e os cortes inteiros
A patente centra-se em categorias como as salsichas e os cortes inteiros.

Introduzir opções à base de plantas onde antes não havia nenhuma

Da mesma forma, o crescimento da Heura não se encontra apenas nos números, mas também no aumento de opções à base de plantas onde antes não existiam. Por exemplo, no último ano, foram alcançados acordos com empresas como a Cinesa, incorporando nuggets na oferta para os espectadores; com companhias aéreas como a Level e a Iberojet, esta última com lasanha 100% vegetal e até mesmo em alto mar, estando presente nos navios de cruzeiro da Royal Caribbean.

Mais uma prova de que a Heura continua a lutar pela democratização das opções veganas e de que as pessoas são cada vez mais capazes de votar com os seus garfos. De acordo com Marc Coloma, “o ano passado foi fundamental para a empresa, passando de líder do movimento vegetal em Espanha para aumentar o seu impacto fora de Espanha em mais de 260%, com um nível de aceitação particularmente elevado na Europa”.

Uma das salas do Heura The Lab em Barcelona
Uma das salas do Heura The Lab em Barcelona.

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