A Heura desenvolveu uma nova tecnologia, com patente pendente, que irá gerar um valor nutricional único no sector de produtos plant-based, com produtos com baixo teor de gordura e sem aditivos alimentares ou números E. A patente, que representa uma melhoria sem precedentes no sector global de produtos à base de plantas, é a primeira a ser desenvolvida através da plataforma Good Rebel Tech (G.R.T.), propriedade da empresa, que visa produzir alimentos densos em macro e micronutrientes de uma forma sustentável. Esta tecnologia aborda os principais desafios pendentes da indústria de base vegetal em categorias como salsichas, cortes inteiros (carne e peixe) e produtos lácteos.
“Embora os alimentos à base de plantas tenham dado um grande salto nos últimos anos, a má qualidade da nutrição associada aos alimentos processados tornou-se uma grande barreira ao seu crescimento, uma vez que as pessoas experimentam, mas às vezes não os repetem”, explica Marc Coloma, CEO e co-fundador da Heura.
"Tal como outras indústrias disruptivas, estamos numa altura de transição, especialmente devido à inflação, e a nossa nova tecnologia simples e escalável, com patente pendente, está aqui para redefinir o processamento de alimentos e acelerar a transição das proteínas de origem vegetal. Não só estamos a criar uma vantagem competitiva sem precedentes, como também estamos a oferecer um novo nível de sucessores da carne animal - alimentos que são superiores aos seus homólogos tradicionais de carne.”
Desde o seu lançamento, a Heura tem-se concentrado fortemente na I&D ao consumidor. Foi a primeira empresa a criar um análogo de gordura 100% à base de azeite, o que lhe permitiu proporcionar a suculência da carne tradicional com menos 85% de gordura saturada. A empresa faz investigação em colaboração com peritos científicos de topo e com as principais instituições académicas e de investigação.
Olhando para o futuro, a empresa irá também implementar esta nova tecnologia na sua atual gama de sucessores de carne, tornando-os ainda mais atrativos, saudáveis e sustentáveis.
A Heura anunciou o lançamento de uma nova ronda de financiamento destinada a impulsionar a transição para uma alimentação global mais sustentável e saudável. A empresa lançou uma ronda de Série B para investidores de todo o mundo e, paralelamente, abriu a possibilidade de milhares de cidadãos individuais comprometidos com os princípios da Heura se tornarem parte da empresa.
Esta campanha 'Crowd' focada em investidores individuais será conduzida através da plataforma 'Crowdcube', como nas edições anteriores (2021 e 2022), onde mais de 8 milhões de euros foram angariados através de quase 7 mil 'Good Rebels' de todo o mundo. “Vamos atingir a rentabilidade em 2025, por isso esperamos que esta seja a última ronda de financiamento”, diz Marc Coloma.
Presente em mais de 20 países, a empresa está atualmente numa fase de crescimento e os dados mostram-no. Aumentou o seu volume de negócios em 80% no último ano, de 17,7 milhões de euros em 2021 para 31,4 milhões de euros em 2022.
Além dos números do negócio, o objetivo é continuar a crescer e fazê-lo a nível internacional. Neste sentido, a Heura aumentou os pontos de venda em 75% a nível global no último ano, de 13 mil para 22.700, e as vendas fora de Espanha já representam 23% (em 2020 representavam apenas 6%).
Mais uma prova de que a Heura continua a lutar pela democratização das opções veganas e de que as pessoas são cada vez mais capazes de votar com os seus garfos. De acordo com Marc Coloma, “o ano passado foi fundamental para a empresa, passando de líder do movimento vegetal em Espanha para aumentar o seu impacto fora de Espanha em mais de 260%, com um nível de aceitação particularmente elevado na Europa”.
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