Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
III Edição da Iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”

Nestum soma mil colmeias oferecidas aos apicultores portugueses

26/05/2023

Nestum vai oferecer este ano mais 300 núcleos de abelhas-rainha a mais de cem apicultores de todo o país, através da iniciativa “Juntos Pelas Abelhas”. Esta é já a terceira edição, que somada às anteriores, totaliza 1000 núcleos de abelhas-rainha oferecidos a apicultores, com o objetivo de contribuir para reposição de abelhas em território nacional, visando compensar as perdas de colmeias registadas nos incêndios florestais. Este número de 1000 novas colmeias pode traduzir-se em cerca de 50 milhões de novas abelhas em todo o país.

Imagen

Sendo o mel uma das matérias-primas adquiridas pela Nestlé a produtores nacionais e utilizada na produção, na Fábrica de Avanca, de alguns dos produtos do portefólio da empresa, desde logo o Nestum Mel, esta iniciativa encerra em si uma tripla vertente de partilha de valor económico e social – pelo apoio à resiliência da atividade apícola portuguesa – e ambiental – pela promoção da biodiversidade que está inerente ao apoio dado para a manutenção de um efetivo saudável de abelhas em Portugal.

“O movimento “Juntos Pelas Abelhas” surgiu em 2021 da necessidade do apoio à resiliência do sector apícola nacional que todos os anos se vê afetado pelos incêndios florestais que assolam o país, com perdas nos efetivos de colmeias e consequente impacto na produção de mel. Para a Nestum, marca que tem no seu portefólio vários produtos com mel, foi um imperativo encontrar uma forma de apoiar este setor e essa foi a de oferecer, todos os anos, novas colmeias para reposição das que se perderam. Este projeto, que nos enche de orgulho, vai também ao encontro dos compromissos de sustentabilidade da Nestlé, uma vez que são as abelhas os mais relevantes insetos polinizadores, uma atividade essencial à biodiversidade dos territórios”, afirma Elisa Riboldi, Business Executive Officer Nutrition & Dairy Nestlé Portugal.

Este programa de apoio tem na sua génese um protocolo celebrado com as duas principais federações representativas do sector apícola nacional – FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel). Conta também, desde a primeira hora, com o apoio técnico e científico da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), quer na definição dos critérios de elegibilidade, quer na análise de candidaturas para posterior oferta de núcleos, e com o apoio logístico do Laboratório Apícola (Posto Tapada da Ajuda) do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

De modo a assinalar a entrega destes novos núcleos aos apicultores portugueses, a Nestlé realizou esta manhã, dia 19 de maio, pelas 10h00, uma cerimónia na sua sede (Linda-a-Velha), que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, da Diretora-Geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, da Coordenadora do Laboratório Apícola do INIAV (Tapada da Ajuda), Joana Godinho, e dos responsáveis das duas federações apícolas nacionais – Manuel Gonçalves, presidente da FNAP, e Dinis Silva, Secretário-Geral da FENAPÍCOLA.

Para a campanha de 2023 estão já encontrados os 111 vencedores que reuniram os critérios necessários à concessão deste apoio, entre eles, o facto de terem sido afetados em 2022 por perdas na produção associadas aos incêndios e/ou desastre natural. Através desta ação de responsabilidade social, Nestum promove a valorização do mel e dos produtos apícolas nacionais.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial