Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Projeto da Universidade de Évora para certificação europeia da produção agrícola chega a Portugal

17/05/2023

A apresentação aos olivicultores do OLIVARES VIVOS +, um modelo de olivicultura que recupera a biodiversidade e a transforma em rentabilidade, decorre na Herdade da Fonte Santa (Mainova) Vimieiro, Arraiolos, no dia 16 de junho, pelas 9h30.

Imagen

Liderado no nosso país por José Manuel Herrera, investigador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora (UÉ), em parceria com a SEO-Birdlife e a Universidad de Jaén. (Espanha), o projeto denominado por OLIVARES VIVOS + financiado pelo Programa LIFE na área de Natureza e Biodiversidade (LIFE20 NAT/ES/001487), conta com a participação de quatro países europeus, com particular relevância na cultura da oliveira, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália e Grécia.

Portugal passa desta forma a integrar uma rede de países europeus que vai testar e implementar um novo certificado que garanta a integração da conservação da biodiversidade na gestão do olival.

O projeto teve início em 2022 decorrendo até 2025. Atualmente, as explorações de demonstração que estão a implementar o projeto em Portugal são a Herdade de Monte Ribeira, com o azeite Pousio Premium, e a Herdade da Fonte Santa, com o azeite Mainova.

A sessão de apresentação do projeto tem por objetivo dar a conhecer às diferentes entidades relacionadas com o setor da produção do azeite, o modelo de gestão agrícola desenvolvido no âmbito do projeto, bem como o processo de certificação do selo “Olivares Vivos”. O novo modelo de olivicultura pretende recuperar de forma significativa a biodiversidade, transformando-a em rentabilidade pelo pagamento por serviços ambientais (através dos eco-esquemas e medidas agro-ambientais da nova PAC) e economizando os consumos (diminuição média de 22% no custo de fertilizantes e produtos fitossanitários).

Com os trabalhos já a decorrer, durante o primeiro ano procedeu-se à monitorização da biodiversidade existente em cada um dos parceiros e foi implementado um plano de acção para a promoção da biodiversidade (colocação de caixas-ninho, abrigos para morcegos, bebedouros). Nos próximos anos será avaliada a recuperação da biodiversidade em cada um dos olivais de demonstração. O OLIVARES VIVOS + pretende desenhar a melhor estratégia comercial e apostar na promoção do Azeite Oliva Virgem Extra (AOVE) com o selo “Olivares vivos”, que vai certificar o primeiro produto agroalimentar da Europa com garantia científica que atesta a recuperação das espécies de flora e fauna.

Para conhecer melhor o OLIVARES VIVOS +, a Universidade de Évora, em conjunto com as marcas Mainova e Pousio HMR, convoca os olivicultores interessados, bem como às diversas entidades da cadeia de produção e comercialização do azeite, a participarem na sessão de apresentação do projeto.

A participação nestas conferências é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, para tal deverá inscrever-se pelo formulário ou contactar através do e-mail agroecologicalmasslab@gmail.com. Formulário disponível aqui.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial