Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Primeira empresa portuguesa em agricultura celular na área alimentar

Cell4Food faz um ano e celebra a entrada da Portugal Ventures no seu capital

23/03/2023

A Cell4Food, start-up criada há um ano, é impulsionadora da agricultura celular em Portugal e faz agora parte do portefólio da Portugal Ventures, a sociedade de capital de risco do Estado, que integra o grupo Banco Português de Fomento (BPF).

A empresa recebeu, no final do ano passado, o Prémio Inovação da Expo Fish Portugal com o projeto ‘Aquacultura Celular...
A empresa recebeu, no final do ano passado, o Prémio Inovação da Expo Fish Portugal com o projeto ‘Aquacultura Celular, para a produção de espécies marinhas, utilizando as tecnologias da cultura celular de alimentos’.

A Cell4Food – Cellular Culture, Lda (C4F) é a primeira empresa portuguesa em agricultura celular na área alimentar e a primeira a nível mundial dedicada ao desenvolvimento de polvo celular. Esta start-up está focada na biodiversidade atlântica e pretende ter uma posição relevante no mercado de produção de células animais para uma alimentação eticamente sustentável.

“A entrada da Portugal Ventures é decisiva para impulsionar os vários projetos de investigação e desenvolvimento que a Cell4Food está a lançar”, afirma Vitor Verdelho, cofundador da start-up.

Protocolo com Universidade dos Açores

A C4F desenvolve projetos em parceria com unidades de investigação e desenvolvimento, criando sinergias com o objetivo de fomentar a inovação e criação de valor. Para isso, assinou recentemente um protocolo de colaboração com o Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) da Universidade dos Açores (UAc).

José Espírito Santo, cofundador da Cell4Food, considera que os Açores, no centro do atlântico, são a região ideal para desenvolver a aquacultura celular.

"De facto, entendemos que os Açores permitem-nos ter acesso e proximidade à maior fonte de espécimes de alta qualidade de peixes e outros organismos marinhos. Tivemos conhecimento do Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) e percebemos que fazia todo o sentido desenvolver uma parceria", disse, após a assinatura do protocolo com a reitora da UAc, Susana Mira Leal.

O processo de cultura celular de alimentos

Há algumas analogias entre a agricultura convencional e a produção de carne ou peixe cultivado, por isso, é usado o termo “Agricultura Celular”. Colheita das melhores células: as células são recolhidas de animais saudáveis quer através de pequenas amostras de tecido (biópsia), quer através da colheita de células estaminais, seguindo-se o cultivo da linha celular e o seu armazenamento em banco de células.

Cultivo e multiplicação de células: o crescimento celular é conseguido em meios de cultura, ricos em nutrientes, otimizados para a multiplicação celular.

Bioestrutura e impressão 3D: logo que as células estejam completamente desenvolvidas, são colocadas em suportes biológicos ou impressas em 3D para criar o produto final, tal como um bife ou um filete de peixe.

As principais vantagens deste processo são:

- Redução da pegada ecológica e sustentabilidade ambiental;

- Sem crueldade ou sacrifício de animais;

- Elevada segurança alimentar;

- Escalável e com custos reduzidos.

CellAgri Portugal

A Cell4Food promoveu a criação da CellAgri Portugal - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Agricultura Celular, que tem como objetivo desenvolver atividades com caráter educativo, científico e tecnológico ou industrial num contexto social, económico e ambiental no setor da agricultura celular.

Esta associação, pretende, assim, criar redes colaborativas entre os intervenientes deste setor; divulgar novidades e oportunidades aos interessados; apresentar os projetos de investigação fundamental e aplicada focados na área da cultura celular; identificar e caraterizar as atividades empresariais no setor em Portugal.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    15/05/2024

  • Newsletter iAlimentar

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial