Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
80kg/hab/ano é o valor médio separado por cada portuense: mais 10 kg do que em 2021

Porto bate todos os recordes da reciclagem em 2022

16/03/2023
Crescimento de 15,5% nos 3 fluxos (papel, embalagens e vidro). Orgânico cresce 59% e “desvia” mais 3200 toneladas do fluxo de indiferenciado face a 2021.

O Porto voltou a superar todas as metas da reciclagem em 2022, ao alcançar valores históricos, com cada portuense a separar, em média, cerca de 80 kg/hab/ano de resíduos de embalagens, um crescimento de 10 kg face a 2021, e acima da meta de 60kg/hab/ano. Também a taxa de preparação para a reciclagem registou um crescimento face a 2021 (39,26%), atingindo os 42,2%.

Imagen

Uma vez mais é notória a preocupação com a separação correta de resíduos, com a recolha seletiva a registar um aumento na ordem das 5500 toneladas, o que se traduz numa subida muito próxima dos 20% (18,04%). Por seu turno, no campo dos 3 fluxos o aumento foi de 15,5%, colocando o Porto, neste campo, numa posição de destaque.

Importa realçar o percurso que a cidade tem vindo a fazer no âmbito dos resíduos orgânicos que, atualmente, representam mais de 37% dos resíduos produzidos pelas famílias e, como tal, a sua valorização tem um forte impacto no desvio de resíduos que seriam, de outra forma encaminhados para o indiferenciado.

Neste contexto, a recolha seletiva de orgânicos cresceu 59%, um acréscimo de 3200 toneladas face a 2021. No que respeita aos utilizadores domésticos, representam uma média superior a 120 toneladas/mês, recolhidas pelas mais de 32 mil famílias envolvidas. De referir que, no cômputo geral, só neste setor, aliando o sistema de porta-a-porta e orgânico de proximidade foram recolhidas mais de 1450 toneladas em 2022.

Até ao final de 2023 prevê-se a cobertura integral da cidade, reforçando a aposta do Município na valorização destes resíduos em composto 100% natural, aplicado no enriquecimento de solos.

Os resultados alcançados em 2022, apenas 5 anos após assumir a operação de gestão de resíduos na cidade, estão intrinsecamente ligados à estratégia da Porto Ambiente de privilegiar a sensibilização e a maior informação dos munícipes, estabelecimentos e instituições comerciais, e apostar num planeamento rigoroso, com reforço de equipamentos de deposição seletiva e eliminação de pontos de deposição exclusivos para indiferenciado.

Uma estratégia que tem vindo a dar frutos, com o Porto a pertencer ao núcleo de cidades “Aterro 0”, enviando apenas 0,01% do total de resíduos produzidos para este destino. Simultaneamente importa assinalar que este correto encaminhamento e valorização de resíduos permitiu evitar a emissão de cerca de 15 mil toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera, reforçando o compromisso com a meta da neutralidade carbónica da cidade para 2030, em linha com os objetivos do Pacto do Porto para o Clima.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial