Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

2ª edição da conferência 'Dare2Change' dá palco à inovação e à ciência que está a transformar o setor alimentar

16/03/2023
No próximo dia 21 de março, o Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto, volta a receber especialistas nacionais e internacionais, que vão dar a conhecer o que de novo e de melhor a indústria agroalimentar está a fazer para criar os alimentos e os sistemas alimentares do futuro.

Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, fará o encerramento desta conferência promovida pela PortugalFoods, pelo Colab4Food e pelo INIAV. No evento será ainda apresentado o Pacto de Inovação VIIAFOOD, que tem como objetivo promover a transformação estrutural do setor, através de uma Agenda Mobilizadora do PRR.

Imagen

Depois do sucesso da primeira edição da conferência Dare2Change, que reuniu no final de 2021 cerca de 350 investigadores e empresários nacionais e internacionais para refletirem sobre os desafios da indústria agroalimentar, o evento volta em 2023 ao Porto para mostrar como o setor, a nível mundial, está a inovar e a aplicar os mais recentes avanços científicos e tecnológicos para dar resposta àqueles que são os temas fundamentais para garantir os alimentos do futuro – incluindo a sustentabilidade, a disrupção alimentar e tecnológica ou a eficiência de processos. O mote está lançado: com “atrevimento”, conhecimento e inovação é possível construir hoje o amanhã.

Pelo Centro de Congressos do Super Bock Arena, na próxima terça-feira, dia 21 de março, vão passar exemplos internacionais de empresas que estão a trabalhar para mudar o paradigma da alimentação, como a Alora, startup tecnológica dedicada à “agricultura oceânica” que trabalha a partir de São Francisco, EUA, para produzir espécies de arroz tolerantes ao sal – com vista à produçã sustentável deste cereal em larga escala em ambiente marinho. A empresa, liderada pelo CEO Luke Young, que fará a intervenção nesta conferência, prepara-se para lançar, em modo projeto-piloto, a primeira “quinta oceânica” em Singapura ainda este ano.

As empresas nacionais também vão brilhar neste certame, que mostrará o “estado de arte” da indústria agroalimentar “made in Portugal”: entre outros exemplos, a Sumol+Compal dará a conhecer os resultados da sua Fábrica 5G, num projeto em parceria com o grupo de telecomunicações NOS que é uma referência internacional em termos de disrupção tecnológica e de eficiência nos processos produtivos. Em destaque estará também a startup Essence Food, fundada por um empreendedor português, que está a inovar na impressão 3D de alimentos com o objetivo de valorizar o desperdício alimentar.

O sistema científico e tecnológico nacional estará representado por um conjunto de oradores que irá abordar temas a inovação e a sustentabilidade na embalagem (Bruno Silva, Diretor da Área de Economia Circular e Ambiente no PIEP, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho) ou as novas tendências de consumo e o impacto da sustentabilidade no retalho e marcas próprias (Rita Coelho do Vale, vice-reitora para os programas de pós-gradução e diretora da Behavioral Insights Unit da Católica Lisbon School of Business & Economics).

O programa incluiu também a intervenção do economista José Manuel Félix Ribeiro, consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, que dará uma palestra dedicada ao tema “O novo mundo da energia e dos alimentos”, aplicando a sua visão de desenvolvimento económico e sustentável ao setor agroalimentar.

A sessão inaugural, a partir das 9h, estará a cargo do investigador Daniel Ramón Vidal, que tem dedicado a sua investigação ao microbiota humano e à função dos microrganismos unicelulares que habitam no nosso organismo na alimentação, e que fará uma palestra sobre o papel da ciência e da tecnologia no futuro da indústria agroalimentar.

Um momento de destaque será, também, a apresentação à sociedade do Pacto de Inovação VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Comercial para o Agroalimentar, que visa promover a transformação estrutural do setor, com investimentos em Inovação Produtiva e Projetos de IDT, de 49 entidades consorciadas, através de uma Agenda Mobilizadora do PRR.

O evento contará ainda, no encerramento, com a intervenção do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que dará a sua visão sobre a importância da inovação e do conhecimento para a internacionalização da indústria portuguesa.

A conferência Dare2Change, coorganizada pela PortugalFoods, pelo Colab4Food e pelo INIAV, pretende ser um espaço de debate, de partilha de conhecimento e de atualização técnica, com elevado rigor científico. Por isso, terá também um momento destinado a evidenciar a qualidade da investigação que está a ser feita pelo sistema científico e tecnológico português, ao distinguir os posters científicos submetidos a concurso.

Consulte o programa completo aqui.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial