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Águas de Carvalhelhos cresce 40% no caudal de vendas

13/03/2023
O ano de 2022 trouxe um aumento de faturação de cerca de dois milhões de euros face ao ano precedente. A guerra da Ucrânia não está a impactar significativamente o esforço exportador (15 por cento do total de vendas) da centenária empresa portuguesa, que engarrafou um total de 24 milhões de litros de água mineral natural e água mineral natural gaseificada, no último ano

Depois da pandemia ter provocado na indústria portuguesa de água engarrafada (um mercado de mais de 200 milhões de euros) quebras médias de 25% no volume de negócios, as empresas do setor abriram definitivamente a torneira da recuperação em 2022. Exemplo disso mesmo é a centenária Águas de Carvalhelhos, cujo encerramento de contas relativo ao ano transato espelha um significativo incremento, que ronda os dois milhões de euros no volume de faturação. Um número representativo de um crescimento de 40% face ao de 2021 – ano em que a empresa havia já notado uma subida no seu caudal de vendas.

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“Os confinamentos ditados pelo contexto pandémico provocaram um decréscimo de 26% na nossa faturação, de 2019 para 2020. O que foi compreensível à luz da circunstância de uma parte relevante dos nossos clientes mover-se no canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria). Os números de 2021 traduziram já uma recuperação, aproximadamente de 5%, acentuada no último ano graças a um volume de faturação na ordem dos sete milhões de euros”, confirma Arnaldo Riesenberger, diretor comercial para o mercado nacional da Águas de Carvalhelhos.

Não são muitas as empresas internacionais, e muito menos nacionais (cerca de 400), que podem dizer que sobreviveram a guerras mundiais, crises económicas cíclicas, mudanças políticas bruscas, convulsões sociais desafiadoras e tantos outros obstáculos. A Águas de Carvalhelhos é uma delas, tendo sabido aproveitar todas essas etapas para solidificar a relação de confiança com os seus clientes e parceiros de mercado.

A empresa monoproduto (uma raridade no setor), que faz da qualidade dos aquíferos que explora a sua marca d’água, a Carvalhelhos engarrafou em 2022 um total de 24 milhões de litros de água mineral natural e água mineral natural gaseificada, mais 14,3% do que no ano anterior (21 milhões de litros).

Com o mercado nacional “estabilizado”, a atenção reparte-se também pelo esforço exportador, o qual, “até à data”, “não está a ser impactado significativamente” pela guerra na Ucrânia, não fosse a influência do conflito no custo das matérias-primas produtivas, como reconhece Gonçalo Magalhães Ferreira, diretor comercial do mercado externo da marca.

Na atualidade, o mapa exportador da marca (que representa 15 por cento do total de vendas) não contempla mercados externos na envolvência da guerra em curso, mas estende o seu lençol de água pelos quatro cantos do mapa, do Canadá a Hong Kong. E os cinco principais destinos externos são o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Bélgica, o Canadá e a Alemanha (por esta ordem).

Depois de ter sido pioneira na introdução das embalagens PET (100% recicláveis) no mercado nacional de água engarrafada, a Águas de Carvalhelhos tem em perspetiva mais investimentos no domínio da sustentabilidade ambiental. Na calha está um projeto de instalação de painéis fotovoltaicos, que pretende providenciar autonomia energética à sua cadeia produtiva e diminuir a pegada ambiental da empresa.

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