Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Universidade transmontana acolhe ação de formação/sensibilização destinada a hortelãos

Aprender sobre tomate coração de boi: da sementeira à mesa

08/03/2023

Por circunstância da aproximação da época da sementeira e o início de um novo ciclo do tomate coração de boi, realiza-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no próximo dia 15 de março, a partir das 9h30, uma ação de formação sobre o tema, e destina-se desde logo aos hortelãos que ano após ano labutam para conseguirem obter o melhor tomate coração de boi, mas também aos alunos da UTAD e outros interessados.

Imagen

Com o objetivo de valorizar este fruto de sabor inconfundível, que encontra no Douro condições ideais para o seu amadurecimento, a Greengrape, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e as Associações de Desenvolvimento da região (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior), leva a cabo a ação de formação/sensibilização “Da sementeira até à mesa”.

“Nesta jornada na universidade transmontana vamos aprender a cultivar, a tratar e valorizar as melhores sementes do tomate coração de boi do Douro. O objetivo é tratar questões de fertilidade, sanidade, perceber como os hortelãos produzem o tomate, a origem das sementes que usam, como secam as sementes, o processo de produção, os principais problemas, etc, bem como apoiar os hortelãos a melhorar e valorizar a semente e, consequentemente, a produzirem o melhor fruto”, anuncia Celeste Pereira, líder da Greengrape, empresa de comunicação e animação turística que promove a Festa do Tomate no Douro.

A Greengrape, juntamente com o jornalista Edgardo Pacheco e o especialista em azeite, Francisco Pavão, é responsável pelo projeto de valorização do tomate coração de boi do Douro, que vai já para a sua VIII edição. Este projeto, que tem tido um sucesso crescente, materializa-se num concurso, num encontro que junta produtores de vinhos/tomate e visitantes aficionados por este fruto, bem como na festa do tomate à mesa dos restaurantes referenciais da região, durante todo o mês de agosto. A iniciativa estende-se ainda ao Projeto Capella, que se realiza na aldeia de Arroios (Vila Real), onde ocorre uma prova de tomate, azeite e flor de sal na Capela Barroca e festa com muito tomate à venda e outros produtos do Douro e Trás-os-Montes.

O programa do encontro, que conta com o envolvimento do Departamento de Agronomia da UTAD, inclui também a palestra sobre a “Importância de um produto no desenvolvimento do território – caso de estudo do Tomate Coração de Boi do Douro”, que será apresentada por Luís Tibério, do Departamento de Economia e Sociologia da UTAD.

Além da UTAD, a iniciativa conta com o apoio da Associação Douro Histórico, da Beira Douro – Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro e da Associação de Desenvolvimento do Douro Superior e conta com o financiamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Programa 2023

15 de março, 9h30

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

  • 9h30: Sessão de Abertura
  • Reitor da UTAD
  • Presidente da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD
  • Diretora do Departamento de Agronomia da UTAD
  • Organização do Projeto de Valorização do Tomate Coração de Boi do Douro
  • 10h00: Cultura do tomate de ar livre - do viveiro a` colheita. Ana Paula Silva (UTAD), Alfredo Aires (UTAD)
  • 10h20: Inimigos do tomate - Doenças e pragas. Fátima Gonçalves (UTAD)
  • 10h40: Fertilização do tomate. João Coutinho (UTAD)
  • 11h00: Discussão sobre os temas expostos com Eugénia Pereira
  • 11h30: Intervalo para café
  • 12h00: Conservação e valorização das variedades de tomate. Ana Maria Barata (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, INIAV)
  • 12h30: A importância de um produto no desenvolvimento de um território - Caso de estudo "Tomate Coração de Boi do Douro”. Manuel Luís Tibério (UTAD)

Entrada Gratuita. Inscrições diretamente pelos contactos: greengrape@greengrape.pt | 939312449

Coordenadas GPS: Auditório B0.02 do edifício dos Blocos Laboratoriais da UTAD*

Organização do evento:

  • Greengrape | Alltodouro

Com o apoio de:

  • Unoversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Co-Financiamento:

  • Associação de Desenvolvimento Beira Douro
  • Associação de Desenvolvimento do Douro Histórico
  • Associação de Desenvolvimento do Douro Superior

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial