Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A próxima edição da feira Equiplast irá concentrar-se em todos os aspetos da circularidade dos plásticos e na crescente presença de alternativas aos materiais fósseis

Em 2021, cerca de 58% dos bioplásticos foram utilizados para produzir embalagens

08/02/2023
O aumento da presença de bioplásticos nas nossas vidas já é uma realidade. De facto, há já algum tempo que os bioplásticos são utilizados para mais do que apenas sacos de lixo ou filmes para agricultura. Os biopolímeros estão cada vez mais presentes em produtos duráveis e de alto desempenho, por exemplo, em aplicações automóveis exigentes, caixas para a indústria eletrónica ou materiais de construção. De acordo com alguns relatórios, as vendas de bioplásticos atingirão 9,7 mil milhões de dólares até 2031.
Os plásticos e as embalagens desempenham um papel fundamental no 'Plano de Acção para a Economia Circular'
Os plásticos e as embalagens desempenham um papel fundamental no 'Plano de Acção para a Economia Circular'.

Em muitas aplicações - como filme agrícola, louça de mesa descartável ou implantes médicos -, a biodegradabilidade é uma vantagem. Mas o facto é que existem versões ‘bio’ para praticamente todos os tipos e aplicações de plásticos. O ácido poliláctico (PLA), por exemplo, é o principal material utilizado na impressão 3D.

Plásticos renováveis e compostáveis

Os bioplásticos oferecem muitos benefícios: proteção ambiental, independência do petróleo e do gás natural, produtos mais ecológicos e novas oportunidades para a agricultura. Contudo, existe também uma grande confusão em torno destes materiais, devido à falta de uma definição consensual de bioplásticos e de um sistema de identificação uniforme.

Existem dois grupos de materiais que podem sobrepor-se, mas que não são necessariamente idênticos. Um deles é o plástico biodegradável, que pode ser decomposto por microrganismos na natureza ou, pelo menos, compostado em instalações industriais. O outro grupo consiste em plásticos de base biológica, que são produzidos a partir de matérias-primas renováveis.

Alguns bioplásticos satisfazem ambas as condições. O PHA feito a partir de açúcar e o TPS baseado em amido, por exemplo, são bio-baseados e biodegradáveis. Contudo, existem também plásticos feitos de matérias-primas biogénicas que não são compostáveis, por exemplo, o PEF feito a partir de frutose ou o biopolietileno a partir de cana-de-açúcar. Em contraste, alguns plásticos produzidos a partir de petróleo bruto ou gás natural, como o PCL, PBAT ou PBS, podem ser biodegradáveis.

Imagen

Polímeros verdes para a economia circular

O plástico e as embalagens desempenham um papel fundamental no ‘Plano de Ação para a Economia Circular’ publicado pela União Europeia como parte do ‘Green Deal’ para superar a sociedade descartável e reduzir o desperdício.

A Comissão Europeia está a trabalhar num novo quadro político sobre plásticos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis, cujo objetivo é definir claramente o que se entende por bioplásticos e como estes devem ser eliminados. O projeto é particularmente complicado pelo facto de cada vez mais componentes de biomassa estarem a ser adicionados aos plásticos fósseis para reduzir a sua pegada de carbono.

Até agora, não foi definido em que proporção de matérias-primas renováveis uma mistura de polímeros 'bio-atribuídos' ou 'equilibrados em massa' pode ser comercializada como bioplástico. Os plásticos obtidos com a ajuda de organismos geneticamente modificados também são controversos.

Em qualquer caso, a Comissão Europeia quer evitar o ‘greenwashing’: os bioplásticos só devem ser utilizados se oferecerem “vantagens ecológicas genuínas” em relação aos plásticos fósseis e não competirem, por exemplo, com a produção de alimentos.

Os plásticos biodegradáveis, por exemplo ácidos polilácticos (PLA) e polímeros de amido...
Os plásticos biodegradáveis, por exemplo ácidos polilácticos (PLA) e polímeros de amido, atingiram uma quota de mercado de 65% do mercado total de bioplásticos em 2021.

Crescimento acelerado dos ácidos polilácticos e amido

Os plásticos biodegradáveis, por exemplo ácidos polilácticos (PLA) e polímeros de amido, atingiram uma quota de mercado de 65% do mercado total de bioplásticos em 2021. A Cerasana estima, para este grupo de produtos, um crescimento de volume adicional de 10,4% por ano até 2031. Para os plásticos de base biológica que não são biodegradáveis, tais como polietileno, PET ou PA, espera-se um crescimento inferior: 7,5% por ano.

O último relatório de mercado da empresa analisa a forma como a utilização de bioplásticos está a desenvolver-se nos vários mercados de venda. A área de aplicação mais importante em 2021 foi a indústria de embalagem: 58% de todos os bioplásticos foram processados neste segmento, principalmente para produção de sacos e bolsas.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial