A Lisbon Food Affair, organizada pela Fundação AIP, vai realizar-se entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na FIL, em Lisboa. A primeira edição da feira centra-se em temas como a inovação, novos hábitos de consumo, saúde e bem-estar, sustentabilidade, economia circular, não esquecendo a singularidade e excelência dos produtos nacionais das diferentes regiões. Marina Calheiros, Coordenadora do certame, não tem dúvidas: a feira vai "ao encontro das tendências de mercado e necessidades dos diferentes negócios". A revista iALIMENTAR é media partner e participa com stand próprio no evento.
Verdade. A Lisbon Food Affair realiza entre 12 e 14 de fevereiro a sua primeira edição. Uma edição que surge num momento muito oportuno e desafiante para o setor, marcado pelas alterações nos hábitos de consumo registados no pós-pandemia, pela guerra na Europa, pelas dificuldades relacionadas com a logística e com o preço dos transportes, bem como pelo aumento da procura de produtos diferenciados, por oposição a uma oferta massificada.
Como sabemos, onde há mudança há oportunidades. Por isso, os objetivos da Lisbon Food Affair são muito claros: ser o palco onde as empresas se podem posicionar proativamente e mostrar aos mercados as suas soluções, a sua inovação, a sua estratégia, as suas marcas; ser um espaço de experienciação, onde em tempo real, é possível perceber a reação e aceitação do mercado nacional e internacional à oferta apresentada.
Só assim será possível alcançar o objetivo maior deste evento: o de funcionar como acelerador do processo de concretização de negócios, e assumir-se como o grande Marketplace das áreas do Food & Beverage, Horeca e Tecnologias para a Indústria Alimentar.
Efetivamente, a autenticidade é um elemento distintivo do Lisbon Food Affair e que se materializa em três eixos fundamentais: a Inovação, a Sustentabilidade e a Internacionalização. Esta estratégia tem como principal objetivo permitir que a Lisbon Food Affair esteja bem mais alinhada com aquilo que são as novas exigências do mercado e com as preocupações reais, quer das empresas participantes, quer naturalmente dos consumidores. Assim, podemos esperar que esta feira seja sobretudo um espaço que distingue o que se faz de diferente e inovador, mais contemporânea, e onde será possível encontrar respostas aos novos desafios que falámos anteriormente.
Como falámos anteriormente, há cada vez maior pressão para as empresas procurarem um novo posicionamento e olharem para o mercado de outros ângulos. A Lisbon Food Affair constitui uma excelente oportunidade para todo o tecido empresarial do setor agroalimentar marcar encontro com novos players, novas marcas e produtos e novas geografias de negócios.
Particularizando cada área, posso avançar que o Salão LFA Food&Beverage reúne a oferta alimentar, organizada em torno de setores que representam a grande variedade da indústria de alimentação e bebidas. O visitante irá encontrar nesta área produtores agrícolas e de produtos regionais, a indústria e distribuição de alimentos e bebidas, investigação e polos académicos, entidades oficiais, setoriais e regionais, implantados em áreas de exposição como o Multi Foods, Food Lab, Saúde e Bem Estar, Regiões.pt, Regiões.com, Deli Foods, Vini.pt e a Área Internacional com participações de empresas individuais, agrupadas e países.
No Salão Lisbon Food Affair Horeca, que agrega a oferta para os setores da hotelaria e restauração, estarão os fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos para hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e bares, produtos de higiene e limpeza, produtos de laboratório/HACCP, cutelarias, porcelanas e faiança, mobiliário, têxtil, fardamentos e artigos de decoração. Será possível encontrar as marcas, nacionais e estrangeiras, reconhecidas pelo mercado.
Na área ou salão Lisbon Food Affair Technology encontramos a oferta de tecnologia e equipamentos para a indústria e distribuição alimentar. De caráter transversal, esta área cobre todas as necessidades tecnológicas presentes na cadeia alimentar, desde os ingredientes até à embalagem, passando pela manipulação, transformação e distribuição comercial. Estarão ainda presentes neste Salão os fabricantes e distribuidores de máquinas e equipamentos para a indústria de alimentos e bebidas e para a distribuição alimentar, embalagem, equipamentos de segurança e empresas de logística.
O evento está ainda em fase de comercialização, pelo que não é possível avançar já com o número total de empresas participantes. De qualquer da forma, podemos afirmar que estamos muito satisfeitos com a resposta que temos encontrado no mercado e que nos permite estar bastante otimistas no sucesso desta primeira edição.
De salientar que sendo a inovação um dos principais pilares da LFA, é com satisfação que verificamos que neste momento temos 48% de empresas que participam pela primeira vez em eventos do setor promovidos na FIL.
Outro indicador importante são os 26% de empresas internacionais diretamente representadas, sendo que este número será muito maior se tivermos em conta que a maioria das empresas vêm de forma agrupada, e como tal, cada uma delas irá trazer várias empresas integradas. Para já os países representados são África do Sul, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Itália Polónia, Peru e Suécia, sendo que há perspetivas de poder contar com outros mercados.
A Lisbon Food Affair engloba os setores da Alimentação e Bebidas, Horeca e Tecnologia Alimentar. Dirige-se essencialmente a profissionais dos setores da Distribuição, Canal Horeca, desde as grandes cadeias às lojas gourmet e de conveniência, dos grandes hotéis ao pequeno alojamento local, passando pelos restaurantes, cafés, pastelarias e bares, sem esquecer a restauração coletiva, e toda a indústria alimentar, tendo como objetivo o mercado nacional e internacional.
Assim, teremos na Lisbon Food Affair desde startups a empresas de grande, média e pequena dimensão, sendo que os indicadores mais recentes mostram um crescimento muito positivo na área de F&B no evento. Participam marcas e empresas conhecidas e de referência no mercado nacional, não só pela sua dimensão e abrangência, mas também pela sua capacidade de inovação e presença marcante no mercado de consumo.
A Lisbon Food Affair é uma feira de experienciação e por isso as atividades paralelas ocupam um lugar fundamental, como os workshops, talks e ações temáticas. Vão ser realizadas ações específicas de apresentações de produtos, dinamizadas pelas próprias empresas e showcookings.
Sendo a Inovação um dos pilares deste evento, haverá um lugar destacado - LFA INNOVATION - para a montra da inovação com exposição permanente de produtos inovadores lançados no mercado em 2022/23.
Serão também apresentadas e discutidas diversas temáticas envolvendo os parceiros estratégicos deste evento e entre outras destacamos os temas: Digitalização no Setor e Indústria Alimentar; Projetos, Fundos e Incentivos para o Setor; Mitos e Inverdades na negociação entre a Distribuição e Produção; Private Label como fator de diferenciação, competitividade e lealdade do consumidor; Comportamento, Tendências e caraterísticas sobre o consumo e consumidores; Eficiência Energética no Setor da Hotelaria e Restauração; A Perspetiva das Associações Interprofissionais do Setor Agroalimentar; Dieta Mediterrânica, Fórum Gastronómico Pensar 3; Novas Perspetivas no Food & Feed; Apresentação dos projetos PRR aprovados no âmbito das Indicativas Emblemáticas da Agenda da Terra Futura do Ministério da Agricultura.
Esperam-se, no entanto, grandes desafios para o setor agroalimentar. Desde as alterações nos hábitos de consumo registados no pós-pandemia, passando pela guerra, pela inflação, pela alteração dos custos de transporte e logística, passando pela maior consciência ambiental ou pelo maior grau de exigência dos consumidores nos aspetos da saúde e bem-estar – tudo isto traz mudanças significativas e exige que as empresas pensem de forma diferente.
Estamos perante um novo paradigma que nos faz olhar novamente para o mercado interno por oposição a uma estratégia generalizada de globalização. Há a consciência, cada vez mais clara, que a inovação e o desenvolvimento são estratégias vitais cuja efetividade se esgota em menos tempo, porque o ciclo de vida dos produtos também é mais efémero. Hoje, a procura está mais orientada para produtos diferenciados, por oposição a uma oferta massificada. São assim diversos os desafios que as empresas têm de enfrentar. Mas onde há novos desafios, há reciprocamente novas oportunidades.
A Lisbon Food Affair será o evento líder em Portugal e de referência no mercado nacional e internacional.
As dinâmicas que temos verificado no mercado, as alterações estratégicas em termos de posicionamento de marca, os contextos de resposta aos custos crescentes de logística e transporte, obrigam a um permanente acompanhamento e identificação de novos mercados e oportunidades de negócio por parte das empresas desta cadeia de valor.
Por esta razão, consideramos indispensável que a Lisbon Food Affair, também neste âmbito, seja o fórum de discussão e de identificação de novas tendências. Auscultámos parceiros e expositores de referência e decidimos que a sua realização será anual.
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