Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Packaging tecnologicamente avançado para proteger os alimentos, as marcas e o planeta

26/02/2023

A ciência de usar packaging de cartão canelado para proteger e apresentar alimentos evoluiu rapidamente nos últimos anos. As embalagens atuais são desenvolvidas face a exigentes desafios de proteção, por isso têm de ser resistentes, mas também devem ser atrativas e responder aos compromissos de sustentabilidade ambiental. A DS Smith, empresa líder em packaging sustentável, tem vindo a inovar com embalagens anti-humidade para frutas e legumes, sistemas de controlo de temperatura para peixe e marisco frescos, respostas para produtos congelados ou prontos a comer, entre outras soluções.

Ecovete...
Ecovete, uma solução desenvolvida pela DS Smith em Portugal em resposta a uma forte procura de packaging alternativo ao plástico na fileira hortofrutícola.
No setor alimentar, onde a higiene e a segurança são uma preocupação, o packaging é fundamental para garantir a viabilidade dos produtos. Neste sentido, a DS Smith tem vindo a desenvolver soluções de packaging à base de fibras, inovadoras e seguras, tanto para o transporte como para o armazenamento e a exposição no ponto de venda. Graças à constante inovação, as embalagens são hoje tecnologicamente avançadas de modo a manter os alimentos em perfeitas condições, diminuir os resíduos e substituir os plásticos problemáticos.
Atualmente, o packaging de cartão canelado permite satisfazer as especificidades e os requisitos no transporte dos produtos mais exigentes, incluindo carne, peixe e marisco, tanto em temperaturas positivas como negativas. Assim, os novos desenvolvimentos possibilitam atender às necessidades de setores como o dos alimentos congelados e refrigerados, os quais colocam desafios especiais às embalagens, de modo a garantir proteção à temperatura e à humidade.
Cartões à prova de água e outras proteções oferecem igualmente vantagens significativas para a durabilidade de frutas e legumes frescos, garantindo a qualidade dos mesmos desde a origem até ao ponto de venda. Aliás, as embalagens de cartão canelado para o setor agrícola são um bom exemplo do progresso do packaging nos últimos anos. Para este setor, a DS Smith dispõe de diversas soluções seguras e sustentáveis, entre as quais se destaca a Ecovete, desenvolvida em Portugal. Esta embalagem anti-humidade e antiderrapante favorece a conservação e a segurança dos alimentos e foi concebida em resposta a uma forte procura de packaging alternativo ao plástico na fileira hortofrutícola. Segundo um estudo realizado pela DS Smith e Ipsos MORI, 49% dos consumidores portugueses e 41% dos europeus preferem que os produtos sejam embalados em materiais recicláveis, pelo que esta linha de embalagens em cartão 100% reciclável responde à expetativa do mercado.
A revolucionar a apresentação dos bens de consumo no retalho alimentar encontram-se também as embalagens prontas para vender e expor (Shelf Ready Packaging) e os displays. Sabendo-se que mais de 70% das decisões de compra são tomadas na loja, estas soluções tornaram-se muito atrativas, possibilitando uma forte comunicação da marca e visibilidade do produto.
Imagen
Atendendo às necessidades do mercado, a DS Smith realiza um trabalho colaborativo com empresas do setor alimentar, e de vários outros setores, de modo a desenvolver continuamente soluções mais eficientes, circulares e ajustadas às tendências, em linha com o seu propósito de 'Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança'.

As embalagens para contacto com alimentos estão sujeitas a um rigoroso controlo por entidades independentes.

A DS Smith Packaging Lisboa é detentora, desde 2021, do nível mais elevado da certificação BRC Global Standard Packaging Materials 6 (BRCGS 6), um importante reconhecimento que atesta que as soluções de embalagem produzidas estão em conformidade com as normas internacionais e os mais elevados padrões de segurança, higiene e qualidade, garantindo particularmente a segurança alimentar.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial