A Tetra Pak anunciou a sua primeira colaboração com incubadora de tecnologia de processamento de alimentos, mais precisamente a israelita Fresh Start, que trabalha com um portfólio de startups, a fim de oferecer soluções tecnológicas para alguns dos desafios enfrentados pelos sistemas globais de alimentos.
A combinação do know-how das duas empresas tem como objetivo o “fomentar soluções que vão contribuir para o aumento da resiliência dos sistemas de alimentos”.
Entre o portfólio de soluções da incubadora a Tetra Pak destaca a Bountica, um mecanismo baseado em fermentação que prolonga o prazo de validade de alimentos e bebidas, e a Alteco, um dispositivo que ajuda instalações de produção a gerir o consumo de energia.
A par de sessões personalizadas de consultoria, a parceria também vai oferecer oportunidades para que as startups se envolvam diretamente com a Tetra Pak, o que vai ajudá-las a escalar, com acesso a centros de desenvolvimento de produtos e suporte para pesquisa e desenvolvimento.
Sobre a parceria Rodrigo Godoi, vice-presidente de gestão do portfólio de processamento da Tetra Pak, refere que a empresa está ansiosa para colaborar com a Fresh Start, “pois juntos podemos ultrapassar os limites e as perspetivas para fomentar o desenvolvimento e a inovação tão necessários. O sistema de alimentos atual não é resiliente o suficiente para atender às demandas da nossa população em crescimento. Ao trabalhar em conjunto e combinar as décadas de experiência e conhecimento da Tetra Pak no setor com as inovações de incubadoras do setor de alimentos como a Fresh Start, podemos acelerar novas soluções para alimentos que criam caminhos originais para enfrentar os desafios dos sistemas modernos de alimentos. O nosso objetivo é sempre ajudar os nossos clientes a continuarem a produzir os alimentos mais sustentáveis e nutritivos”.
Noga Sela Shalev, CEO da Fresh Start, por seu lado, acrescenta que a “nossa colaboração com a Tetra Pak marca uma oportunidade significativa de acelerar o desenvolvimento de soluções das nossas startups que vão preparar os sistemas de alimentos para uso futuro. Como líder no ecossistema de tecnologia de alimentos em Israel, a Fresh Start está bem posicionada para corroborar os interesses de inovação da Tetra Pak no país. As startups da incubadora estão na vanguarda da inovação de alimentos, e estamos ansiosos para ver o que conseguem alcançar com a orientação e o suporte da Tetra Pak”.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa