Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
“A indústria alimentar é um mercado onde se pode fazer muito pela eficiência energética"

Entrevista com Francisco Augusto, Diretor-Geral da Trane Portugal

Ana Clara03/02/2023

A Trane posiciona-se como líder de sistemas de produção centralizada no mercado nacional, sendo desde há muito número 1 em quota de mercado em alguns dos segmentos mais representativos, com shares acima de 50%. E número 2 nos restantes segmentos onde está presente. A indústria alimentar é uma das áreas onde a empresa tem, e continuará a fazer, investimentos significativos e, segundo Francisco Augusto, Diretor-Geral da Trane Portugal, um setor onde se podem obter ganhos energéticos enormes, sendo por isso, um desafio do presente.

Francisco Augusto, Diretor-Geral da Trane Portugal
Francisco Augusto, Diretor-Geral da Trane Portugal.

Fale-me um pouco do posicionamento da Trane no mercado industrial português.

O core business da Trane sempre foi o mercado industrial, focado na indústria onde era necessária a aplicação de temperatura média como: plásticos, farmacêutica, automotiva, adegas, data centers, etc. Há cerca de 3 anos entramos na produção de água muito quente para aplicações industriais (120°C) que nos abriu todo um novo leque de clientes que dependem de aquecimento e que, até há pouco tempo, só podiam recorrer ao aquecimento proveniente de equipamentos consumidores derivados de combustíveis fósseis. Mais recentemente entramos também na produção de água glicolada muito gelada a que chamamos ‘Deep freezing’. Com esta nova aquisição, a Trane pode chegar a clientes onde não estava, e que muitos deles têm a dupla necessidade tanto de aquecimento industrial a 100..110...120ºC como de glicol a -20...-30ºC, como é o caso matadouros e o setor de laticínios e seus derivados. Assim, neste momento, podemos estar em variadíssimos clientes na indústria alimentar onde podemos, simultaneamente, aquecer e arrefecer diversos processos industriais.

Na área alimentar, que soluções dispõe a marca, nomeadamente, no aquecimento e arrefecimento dos espaços?

Neste momento de grande preocupação ao nível da dependência do gás e redução das emissões, todos temos o compromisso de junto das indústrias trabalhar no sentido de mitigar e minimizar a dependência destes combustíveis fosseis e ajudá-los na redução do consumo do gás assim como nas emissões de C02.

Com a possibilidade de eletrificar o aquecimento com bombas de calor industriais de alta temperatura, existe uma alternativa real mais económica e sem emissões para a indústria.

No lado da produção de glicol de baixa temperatura, temos chillers a amoníaco que podem chegar a temperaturas muito baixas na casa dos -30°C. Têm a vantagem de serem de produção em série, standardizados, sem montagem em obra, testados e reproduzidos vezes sem fim o que lhes confere uma fiabilidade e qualidade incomparável. As unidades vêm de fábrica completas, é apenas necessário fazer as normais ligações hidráulicas e elétricas.

Não são projetadas nem montadas no local como nos sistemas tradicionais, ficando o cliente dependente de uma empresa ou no limite de uma única pessoa que montou e desenhou a unidade, que é única! Creio que é uma situação que desagrada a qualquer cliente. A solução será sempre comprar uma unidade fabricada em série onde o “know how” está espelhado na documentação técnica fornecida com as unidades e disponível ao “público”. No nosso caso são unidades standardizadas onde todo o serviço pós venda é muito mais fácil e barato com os procedimentos de manutenção, reparação, desenhos das unidades, esquemas elétricos, peças que venham a ser necessárias de fácil acesso ao cliente.

A nível de eficiência dos equipamentos - numa altura crítica para as empresas, nomeadamente, com os custos fixos associados em valores elevados - o que os diferencia?

Os clientes podem simplesmente trocar caldeiras por bombas de calor, é sabido há muito tempo que as bombas de calor são mais eficientes que as caldeiras com gastos energéticos muito mais baixos. Temos casos de retorno de investimento em menos de um ano. A limitação era a capacidade de ultrapassar os 80°C.

Por outro lado, a eficiência declarada é real já que as unidades são testadas em laboratório sempre na premissa 'Fazemos o que dizemos e Dizemos o que fazemos'.

No caso da produção de Glicol, não se pode comparar a eficiência de uma máquina projetada e montada no local sem qualquer teste feito em laboratório e sem certificação. Ninguém pode garantir qual o rendimento de uma unidade destas antes e depois da assemblagem dos diversos componentes em obra.

Na área da pasteurização, também há muita procura das soluções Trane? Quais e com que objetivo?

A área da Pasteurização é um exemplo claro onde podemos ser muito úteis, baixando drasticamente a fatura e até simplificando o sistema existente nas explorações.

Dependendo do processo de pasteurização em questão podemos, com apenas uma unidade, fazer a água quente para a pasteurização e no lado ‘frio’ da unidade produzir água gelada para o processo de arrefecimento dos produtos.

No caso de sistemas mais ‘radicais’ com temperatura de água mais alta para baixar os tempos de produção, temos soluções em cascata. Com este tipo de soluções significa que podemos produzir a água gelada para o arrefecimento do produto, e de forma grátis produzida por essa mesma unidade, podemos alimentar a fonte fria da bomba de calor de alta temperatura que fará o boost para 110...120°C no lado da água quente. Cada caso é um caso, mas temos soluções, têm de ser analisadas para a aplicação em questão.

Quais são os vossos objetivos para 2023 em Portugal neste segmento de mercado?

Vamos investir fortemente nesses setores da indústria alimentar, estamos a contratar profissionais nessas áreas, quer a nível comercial para ajudar os clientes na tomada de decisão, como a nível técnico para estarmos preparados para o mercado da muito Alta e da muito Baixa temperatura.

Felizmente já temos muita experiência nestes setores, onde temos instaladas dezenas de unidades tradicionais. O que temos de fazer é dar o passo seguinte e ajudar os clientes a serem mais competitivos aplicando soluções inovadoras.

Imagen

Como avalia a indústria alimentar portuguesa e de que forma olha para as necessidades de descarbonização e eficiência de recursos?

A indústria alimentar é um mercado onde se pode fazer muito pela eficiência energética e consequentemente descarbonizar. Tradicionalmente a indústria alimentar recorre a soluções ‘clássicas’, como caldeiras para aquecimento e instalações a amoníaco ‘feitas à medida’ na produção de glicol a baixa temperatura. Temos, no lado dos fabricantes, produtos inovadores. Fazer chegar a mensagem de que podem fazer melhor e com ganhos energéticos enormes é o desafio. Penso que existe uma lacuna grande nesta indústria, onde os profissionais não sabem que existem todas estas novas tecnologias que os podem fazer ficar muito mais competitivos. Quem não as abraçar terá de enfrentar competidores que se vão tornar mais eficientes porque simplesmente deram estes passos.

“Tradicionalmente a indústria alimentar recorre a soluções ‘clássicas’, como caldeiras para aquecimento e instalações a amoníaco ‘feitas à medida’ na produção de glicol a baixa temperatura. Temos, no lado dos fabricantes, produtos inovadores. Fazer chegar a mensagem de que podem fazer melhor e com ganhos energéticos enormes é o desafio”

No que toca a metas empresariais, como encara a Trane o mercado nacional a curto, médio prazo e que estratégias definiram para os próximos anos?

Vamos continuar focados num serviço técnico de referência no mercado, com profissionais específicos para o setor e não generalistas. Com esta abordagem nos serviços técnicos sabemos, por experiência, que com o tempo os clientes acabam por reconhecer a maior valia da Trane. Associado a isso, tal como mencionado acima, vamos investir em novas tecnologias inovadoras que irão servir os clientes de forma eficiente, descarbonizando a indústria e trazendo mais competitividade a quem estiver connosco.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial