Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Porco alentejano: 35 anos de investigação dá mote a palestra em Évora

22/11/2022

Para assinalar os 35 anos de investigação sobre o Porco Alentejano na Universidade de Évora, José Luís Tirapicos Nunes, professor aposentado da mesma universidade e investigador do ICAAM e posteriormente do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, regressa à academia alentejana para proferir a palestra intitulada ’A fileira do Porco Alentejano de Montado. Da Tradição à Inovação’.

foto

O evento irá decorrer no próximo dia 30 de novembro, pelas 14h30, na Sala de Conferências do Pólo da Mitra da Universidade de Évora ou online, por Zoom. Inscrições gratuitas, mas necessárias através do preenchimento de formulário.

José Luís Tirapicos Nunes foi docente na Universidade de Évora entre 1979 e 2020, tendo-se reformado como Professor Associado com Agregação. Médico Veterinário de formação de base pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Agrárias, fez a sua Agregação na área da Suinotecnia na Universidade de Évora.

Dedicou grande parte da sua investigação à Raça Suína Alentejana, tendo sido um interessado e promotor da defesa desta raça numa altura em que esta se encontrava em sério risco de desaparecimento. Promoveu junto de vários agentes (e.g. entidades públicas, produtores e transformadores) a continuação da sua produção e lançou as bases para o estudo científico da raça na UÉ.

Durante o seu percurso nesta Universidade foi promotor, responsável ou co-responsável de três projetos de investigação europeus e seis projetos de investigação nacionais ligados aos suínos alentejanos e/ou aos seus produtos e fileira de produção. Publicou dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais sobre os mesmos temas e teve uma participação frequente em meios de comunicação social onde ajudou a promover a raça, os seus produtos e modo de produção.

O evento é organizado pelo Coordenador da Linha Temática do MED 'Produção e Saúde Animal', Rui Charneca, professor do departamento de Medicina Veterinária e tem o apoio do MED.
LFA

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial