Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Manual de rotulagem alimentar apresentado em Lisboa

Redação iAlimentar19/11/2022
Manual de Rotulagem Alimentar foi apresentado, a 17 de novembro, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
Imagen
'Manual de Rotulagem Alimentar - Abordagem Integrada desde os Operadores Económicos ao Consumidor' é a primeira obra publicada em Portugal sobre esta temática.
Francesco Montanari, Luís Miguel Cunha e Ana Pinto de Moura são os autores da obra.
Imagen

"A ideia de um Manual de Rotulagem Alimentar nasce, em primeiro lugar, da importância e do impacto que hoje a informação alimentar tem nas escolhas dos consumidores", explica à iALIMENTAR Francesco Montanari, um dos autores da obra.

Adianta que a rotulagem "é uma ferramenta essencial para que nós, consumidores, possamos fazer escolhas alimentares seguras, corretas para as nossas exigências nutricionais e conformes aos nossos princípios e valores religiosos ou éticos".

"Trata-se, portanto, de um instrumento que se enquadra no Objetivo 12 da Agenda 2030, incentivando padrões de produção e consumo mais sustentáveis. Daí a grande responsabilidade que cabe às empresas do setor alimentar cumprir, sejam essas empresas grandes ou pequenas", salienta Francesco Montanari.

Assim, vinca, este Manual "nasce também da constatação que, em Portugal, até hoje, não havia uma obra que, com uma abordagem simples, mas rigorosa, fornecesse as ferramentas para descodificar os rótulos dos produtos alimentares e compreender os mecanismos de uma legislação bastante complexa".

A sessão de apresentação contou com a moderação de Anabela Raymundo, do ISA, sendo que teve lugar uma alocução de Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares.
foto

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial