Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
2ª Conferência sobre Embalagens de Papel/Cartão para o Setor Alimentar

Embalagens de papel e cartão para alimentos como alternativa sustentável ao plástico

Redação Interempresas/iALIMENTAR14/11/2022
A tendência do mercado para embalagens cada vez mais sustentáveis e embalagens de uma economia circular está a contribuir para um aumento da procura de embalagens de papel e cartão. Na realidade, 80% dos produtos vendidos na Europa e nos Estados Unidos já utilizam embalagens de cartão. Além disso, a próxima publicação do Decreto Real (em Espanha) sobre embalagens e resíduos está a levar a indústria alimentar a olhar para o papel ou cartão como materiais alternativos ou complementares para embalar os seus produtos.
O número de empresas que mudaram de embalagens de plástico para papel ou cartão tem aumentado nos últimos anos
O número de empresas que mudaram de embalagens de plástico para papel ou cartão tem aumentado nos últimos anos.

As diferentes possibilidades que existem em termos de formatos, maquinabilidade, reciclabilidade, bem como a perceção do papel pelo consumidor, são alguns dos aspetos chave que foram abordados na 2ª Conferência sobre Embalagens de Papel/Cartão para o Setor Alimentar, realizada na AINIA.

Inovações em embalagens de papel para o setor alimentar

Na conferência, a Associação Espanhola de Fabricantes de Pasta, Papel e Cartão (Aspapel) deu uma visão geral da indústria do papel e como a nova legislação sobre embalagens e resíduos de embalagens afeta este tipo de formatos. A Stora Enso apresentou as suas últimas inovações em embalagens de papel/cartão com propriedades diferenciadas.

A AINIA explicou os últimos desenvolvimentos em que o centro está a trabalhar, com o objetivo de substituir as películas plásticas por alternativas mais facilmente recicláveis ou biodegradáveis. Pela sua parte, a empresa Solidus Videcart explicou o seu processo de reciclagem de papel dentro do conceito de economia circular e como são fabricadas novas embalagens para o setor alimentar a partir deste papel.

A Packbenefit também explicou as últimas tendências relacionadas com os novos formatos de embalagem em papel. Finalmente, a empresa Verdifresh ofereceu a sua visão sobre a transição para o papel como uma estratégia empresarial.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial