Aveia, centeio, cevada, arroz e outros cereais refinados são cada vez mais populares e estão agora disponíveis numa variedade crescente de produtos, tais como muesli, cereais de pequeno-almoço ou snacks entre as refeições. De importância primordial no processamento de produtos cerealíferos, são a primeira etapa de 'desinsetização' para assegurar a esterilidade e o prazo de validade dos alimentos, e a segunda etapa de processamento para um produto alimentar de alta qualidade, saudável e único. A FoodSafety-IRD, fabricada pela Kreyenborg GmbH, localizada em Senden, Vestfália, Alemanha, pode ser utilizada para ambas as etapas de produção. Ao executá-las, não só funciona continuamente, mas também de forma a poupar espaço e a ter uma boa relação custo-eficácia.
Precisamente este processo de ‘desinsetização’ é assegurado pela FoodSafety-IRD, sem qualquer adição de químicos, mas simplesmente através da utilização de luz infravermelha. Enquanto os grãos são constantemente misturados nesta unidade de energia tubular, a luz infravermelha assegura a destruição de pragas e, assim, uma proteção fiável do stock de abastecimento.
A FS-IRD permite realizar uma redução de germes log-5 antes da próxima etapa de processamento, por exemplo, para a destruição da salmonela, com o objetivo de subcotar os cereais dos valores-limite exigidos. Vantagens adicionais da unidade de potência são a sua necessidade de espaço muito reduzida e o funcionamento muito eficiente em termos energéticos. O tempo de processamento é apenas uma questão de minutos e pode ser ajustado individualmente.
Finalmente, a FoodSafety-IRD convence através da sua aplicabilidade universal. Também realiza a secagem de matérias-primas. Até a humidade de entrada de até 20% é reduzida a menos de 1% de humidade em alguns minutos pela FS-IRD. Em contrapartida, é possível aumentar ligeiramente o teor de humidade para 20% em aquecimento, por exemplo, de aveia ou trigo sarraceno enquanto a injetar água. Com este processo, a moagem do produto para obter o muesli é conseguida sem qualquer risco de desintegração de produtos finos. A temperatura do produto é medida constantemente durante o processo e a intensidade luminosa é ajustada em conformidade. Graças a esta operação cuidadosa, mas eficiente, e sem qualquer adição de químicos, a FoodSafety-IRD é particularmente adequada para produtos orgânicos.
Grandes quantidades de danos no processamento de cereais podem ser evitadas se for assegurada a ausência de pragas de cereais e dos seus ovos ou larvas no produto alimentar
Para produzir petiscos deliciosos a partir dos cereais pré-tratados, é possível, por exemplo, aplicar uma cobertura de açúcar ao milho ou flocos de arroz tufado, ou revesti-los com sabores, assar ou tostar milho, ou preparar trigo mourisco para a produção de flocos de trigo mourisco. A FoodSafety-IRD é também o equipamento ideal para estes tipos especiais de aplicações. O tratamento térmico e a revolução permanente do produto, assegurada pelo movimento rotativo, evitam a formação de grumos e aglomerados pegajosos; e, mais uma vez, o funcionamento desta máquina única é eficiente e rápido.
Mas, finalmente, o ponto alto deste equipamento é o seu fácil acesso para limpeza. São necessárias apenas duas horas para limpar completamente a FoodSafety-IRD e prepará-lo para ser utilizada na próxima tarefa de processamento. O ponto principal de tudo isto é que os produtores de cereais podem cobrir uma vasta gama de tarefas de processamento com apenas um baixo custo de investimento. É uma máquina que oferece uma vasta gama de opções de aplicação.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa