Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Artigo publicado na edição n.º 6 da revista iALIMENTAR

Plástico em vez de madeira: paletes higiénicas, antideslizantes, seguras e sustentáveis

21/11/2022

Portadores de cargas do Grupo Craemer para a indústria de bebidas.

foto

EURO L1®, L3®, TC 1 Palgrip®, TC 3 Palgrip®: a nova geração de paletes para bebidas. As paletes de plástico EURO L1®, L3®, TC1 Palgrip® e TC3 Palgrip® da Craemer. Imagem: Grupo Craemer.

Para além da higiene e segurança, a durabilidade e rentabilidade também desempenham um papel na produção, no enchimento e na embalagem de bebidas. Líder mundial em soluções logísticas de plástico, o Grupo Craemer desenvolveu uma nova geração de paletes para bebidas resistentes, higiénicas e antideslizantes. Também interessante para a indústria de bebidas: caixas de paletes da Craemer.

Em relação à higiene e segurança, aplicam-se requisitos e especificações legais elevadas nos processos da indústria de bebidas. As paletes de plástico contribuem de forma decisiva. O Grupo Craemer, um parceiro experiente na logística de bebidas, é pioneiro no processamento de plásticos: Já em 1967 desenvolveu a primeira palete de plástico do mundo, de uma só peça, moldada por injeção. Resistentes, higiénicos, duráveis, seguros, versáteis, e isentos de manutenção, estas são as caraterísticas dos atuais portadores de carga em polietileno (PE) de alta qualidade, seguros para os alimentos e recicláveis.

Na indústria cervejeira e na indústria de bebidas ou no comércio por grosso de bebidas aplica-se: ao produzir, encher, embalar, transportar e armazenar matérias-primas e mercadorias sensíveis, deve ser garantido um manuseamento higiénico impecável e absolutamente fiável.

Para processos (de produção) técnicos e (intra-)logísticos seguros, a Craemer dispõe de portadores de carga feitos de plástico robusto, os quais se distinguem por uma elevada funcionalidade, capacidade de carga, segurança de processo, rentabilidade e sustentabilidade. As soluções inovadoras para a indústria são padronizadas e aplicáveis universalmente dentro de toda a cadeia logística. Elas garantem um manuseamento seguro de bebidas em sistemas automatizados, na utilização de empilhadores, em prateleiras altas ou no armazenamento, por exemplo, de recipientes com concentrados na área de ultracongelação.

Utilização versátil, utilizado mundialmente

Quer sejam embalagens de bebidas leves ou pesadas, a Craemer desenvolve soluções personalizadas para armazenamento e transporte de barris e recipientes, caixas de cartão e grades de plástico com garrafas ou embalagens de seis unidades com latas. A palete de plástico CR, por exemplo, é um dos portadores de carga de sucesso da Craemer, utilizada mundialmente na indústria de bebidas. Perfeita para cargas pesadas e embalagens de todos os tipos: A Euro L1®na dimensão da europalete de madeira (capacidade de carga em prateleira alta de 1250 kg) e a nova palete polivalente L3®(2000 kg), patins uniformemente fechados, opcionalmente com placas antiderrapantes Palgrip® (L3) para um fluxo de material ainda melhor. Com uma plataforma superior completamente fechada e uma plataforma inferior lisa de limpeza fácil: a TC Palgrip®.

Todas estas paletes de carga pesada suportam a carga mesmo em posições inclinadas e em condições húmidas, graças ao revestimento antiderrapante Palgrip na plataforma superior. Controlável através dos habituais transelevadores, paletizadores e despaletizadores, funcionam sem manutenção e sem falhas com todos os mecanismos de elevação e meios de transporte comuns, são adequados para transportadores de rolos, transportadores de corrente e armazéns automatizados de prateleiras altas.

Nova na gama da Craemer é a caixa palete de grande volume CB3 High. Com a sua altura de 1140 milímetros, oferece uma proteção adicional no transporte e armazenamento na indústria de bebidas.

Paletes de carga pesada EURO L1, L3 e TC Palgrip

Quer seja leite, água mineral, refrigerantes, sumos ou bebidas alcoólicas - cada bebida tem requisitos próprios para a embalagem e o manuseamento nos diversos processos. As paletes Craemer dispõe de uma variedade versátil de aplicações. Com as suas dimensões externas (1200 mm de comprimento, 800 mm de largura, 150 mm de altura), a Euro L1 corresponde exatamente à europalete de madeira. Ao contrário da madeira, a palete em PE moldada por injeção de uma só peça é extremamente robusta e durável - sem desgaste nem lascas. Com cinco perfis de endurecimento, a sua capacidade de carga é de 7.500 quilos em estado estático, e 1.250 quilos cada em movimento, tal como, em prateleira alta.
Resistente e durável, é também a nova palete de plástico L3 da Craemer, um desenvolvimento da palete C3-5. Ela é a palete multiusos ideal para a indústria cervejeira e de bebidas. Seja para o transporte e o armazenamento de embalagens com garrafas PET ou de vidro, latas de alumínio ou aço, caixas de bebidas compostas ou garrafas em PEAD em caixas de bebidas, embalagens de película ou de cartão, ela adequa-se para todas as áreas. A L3 convence através de uma elevada capacidade de carga (7500 kg estáticos, 2000 kg dinâmicos, até 2000 kg em prateleira alta) e a sua resistência ao deslizamento. Outras características: No tamanho industrial com 1200 milímetros de comprimento e 1000 milímetros de largura (160 milímetros de altura), ela dispõe de três patins soldados, arestas exteriores de 5 milímetros e cinco perfis de endurecimento protegidos contra a corrosão.
foto

CB3 High: ideal para grandes quantidades. A caixa palete CB3 High da Craemer tem uma capacidade para cerca de 1000 litros. Imagem: Grupo Craemer.

As paletes de plástico completamente fechadas da série TC da Craemer com plataforma antiderrapante Palgrip® de superfície total também satisfazem perfeitamente os requisitos da indústria de bebidas. A plataforma superior revestida e a plataforma inferior lisa da TC Palgrip caracterizam-se pelas excelentes propriedades de limpeza, a conceção sem cavidades e sem nervuras da palete de higiene robusta e durável protege de forma fiável contra contaminação ou entrada de água. A capacidade de carga nas prateleiras pode opcionalmente ser aumentada até 2000 quilogramas - através de perfis de endurecimento integrados, protegidos contra a corrosão, feitos de metal. Os chanfros de ambos os lados dos patins não soldados permitem um transporte ótimo com empilhadores. A TC Palgrip indeformável está disponível em dimensões Euro de 1200 x 800 milímetros com três patins (TC1), bem como em dimensões industriais de 1200 x 1000 milímetros com três (TC3) ou cinco patins (TC3-5). A altura das paletes TC é de 160 milímetros.
O mesmo para todas as paletes reutilizáveis Craemer: Graças à sua alta qualidade permanecem indeformáveis mesmo com utilização intensiva e o aumento de circulação - sendo, portanto, duráveis, sustentáveis e rentáveis. Além disso, os portadores de carga robustos resistem a temperaturas de 30 graus Celsius negativos a 40 graus Celsius positivos, com uma resistência temporária a temperaturas elevadas até 90 graus. Para um rastreio completo, as paletes Craemer estão disponíveis, se necessário, com transponders RFID. Campos de impressão proporcionam espaço para a gravação personalizada de logótipos, inscrição ou numeração.

Caixa palete nova e robusta em tamanho industrial

A CB3 High de grande volume é uma caixa paletes alta de aplicação versátil para a indústria de bebidas. Com uma altura de 1140 milímetros, uma capacidade de cerca de 1000 litros e um peso de 46 ou 49 quilos, ela é adequada para quantidades particularmente grandes - com um acréscimo em segurança. A forte nervura da plataforma inferior fixa a base do recipiente, os ressaltos de empilhamento integrados garantem a aderência.

A CB3 High resistente e de construção robusta está disponível em tamanho industrial com paredes fechadas e três patins longitudinais ou nove pés. Nervuras adicionais acima das aberturas de entrada proporcionam uma maior proteção contra o impacto contra os dentes das empilhadoras; o desenho uniforme e paredes interiores lisas permitem um fácil esvaziamento, limpeza e secagem. A caixa palete está opcionalmente disponível com um orifício de drenagem aberto de 1 e 2 polegadas. As marcações facilitam a perfuração subsequente dos orifícios fechados padrão com rosca integrada, se necessário. Estão disponíveis coberturas de extremidade precisamente ajustadas como equipamento adicional.

O Grupo Craemer

O Grupo Craemer, fundado em 1912 com sede em Herzebrock-Clarholz (Renânia do Norte-Vestefália), é especialista em conformação de metais, processamento de plásticos (desde os finais dos anos 50) e fabrico de ferramentas.

Hoje, a empresa familiar é gerida pela quinta geração. O fabricante líder mundial de soluções (intra-)logísticas de plástico com quatro fábricas na Alemanha e na Europa gerou um rendimento total de 300 milhões de euros em 2021 com cerca de 1000 funcionários.

Saiba mais em:  www.craemer.com

LFA

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial