Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

'Vinhos e Sabores' de regresso à FIL de 8 a 10 de outubro

20/09/2022
O evento conta, nesta edição, com cerca de 400 produtores, e apresenta um programa atrativo com provas comentadas, show cookings e muitas outras iniciativas. Este ano, os visitantes terão acesso a um espaço de restauração com três chefs, numa parceria com a Edições do Gosto, o que vem reforçar a oferta gastronómica do evento.
Imagen

O 'Grande Escolhas | Vinhos & Sabores' está de volta à Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, e decorre no Pavilhão 1 entre os dias 8 e 10 de outubro, num espaço com mais de 6.000m2, onde os visitantes terão a possibilidade de interagir com os produtores e, provar em primeira mão, vinhos e sabores únicos, assim como assistir a provas comentadas e show cookings, num evento para o público em geral e profissionais.

No espaço 'Arrozes de Portugal', os chefes Vítor Adão, do restaurante Plano (Lisboa), José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (Portalegre) e Hélio Gonçalves, do restaurante Sem Porta (Sublime Comporta) irão confecionar pratos de cozinha portuguesa, tendo como ingrediente base o arroz trabalhado de múltiplas formas.

No ‘Vinhos com Gosto’, os visitantes terão acesso a um diversificado programa de demonstrações gastronómicas. No sábado, dia 8, sob o tema ‘Com gosto e com vagar’, o chef José Júlio Vintém, em conjunto com um sommelier, explora a tradição dos alentejanos em degustar vinho às refeições, sempre com vagar. ‘Será Baco guloso?’ irá ser outro dos momentos, conduzido pelo chef Miguel Oliveira (O Pudim rei e o Pudim do Marquês) e por Luís Antunes (crítico de vinhos) em que exploram o casamento entre os vinhos e a doçaria portuguesa.

O dia 9, domingo, será dedicado ao tema ‘Crime, dizem eles’ sob orientação do chef Hélio Gonçalves e de um sommelier, que irão conversar sobre o que nunca se deve fazer numa harmonização gastronómica com vinhos. ‘Vinho vinho, Queijo queijo’, com Luís Antunes (crítico de vinhos) e Pedro Cardoso (queijaria) traz à conversa o eterno romance entre vinhos e queijo, demonstrando possíveis harmonizações.

O último dia da feira, segunda-feira, é dedicado ao tema ‘Diz-me arroz dir-te-ei o vinho’, com a presença do chef Vítor Adão, do sommelier Pedro Caldas Franco (restaurante Plano) e de Filipe Ventura (arroz Bom Sucesso), que vão explorar as diversas conjugações entre vinho e arroz.

Durante três dias, os participantes poderão percorrer os vários stands de produtores nacionais e provar várias sugestões. Terão também acesso a um programa diversificado que se divide em sessões de show cooking, provas comentadas e as já conhecidas e concorridas sessões ‘Prove connosco’, que decorrem num anfiteatro à disposição de todos os expositores de vinhos e de livre acesso, para curtas apresentações dos seus produtos.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial