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Vinho: o papel dos retalhistas como motores da ação climática

13/09/2022
Tema está em discussão a 22 de setembro, às 17h00.
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O consumo global de vinho tem sofrido diversas oscilações, mas os efeitos das alterações climáticas crescem de forma exponencial. Consequentemente, também o número de consumidores que procuram provas de uma abordagem sustentável por parte dos seus vinhos favoritos tem vindo a aumentar.

Os retalhistas são um dos principais intervenientes na fileira do vinho, com influência em toda a cadeia de fornecimento, desde a produção às escolhas de embalagens, da logística ao transporte e, assim, condicionando o impacto climático de um vinho.

Mas em última instância, a pressão que mais contribui para a mudança é a dos consumidores, cada vez mais cientes da realidade das alterações climáticas, e da necessidade de mudança de hábitos e de escolhas de consumo.

Os retalhistas estão numa posição única de educar e influenciar o consumidor final no momento da compra, ou seja, nos 3-5 segundos em que estes tomam a sua decisão final sobre que produto adquirir.

Esta conversa pretende dar a conhecer como é que importantes retalhistas a nível mundial estão a desempenhar o seu papel enquanto agente ativo na mitigação do impacto climático da indústria vitivinícola, através da partilha das suas opções e práticas de atuação, quer junto do produtor quer junto do consumidor.

Temas em discussão:

  • Como é que o impacto das alterações climáticas está a ser compreendido e integrado na estratégia do retalho, quer a nível regional quer global?
  • As alterações climáticas estão a impactar as decisões de compra? Se sim, como?
  • Há uma atuação e diretrizes concertadas por parte do retalho ou está a ser feita de forma individual?
  • Como é que do lado do retalho, estas exigências se refletem em diretrizes em termos de embalagem, transporte, logística, certificações para os seus fornecedores (de vinho)?
  • Que exemplos conhecem de boas iniciativas de fornecedores de vinho, que possam ser uma referência para a indústria?
  • Como é que os consumidores manifestam as suas preocupações com as alterações climáticas nas suas exigências e decisões de compra?

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