Vinho: o papel dos retalhistas como motores da ação climática
Tema está em discussão a 22 de setembro, às 17h00.
O consumo global de vinho tem sofrido diversas oscilações, mas os efeitos das alterações climáticas crescem de forma exponencial. Consequentemente, também o número de consumidores que procuram provas de uma abordagem sustentável por parte dos seus vinhos favoritos tem vindo a aumentar.
Os retalhistas são um dos principais intervenientes na fileira do vinho, com influência em toda a cadeia de fornecimento, desde a produção às escolhas de embalagens, da logística ao transporte e, assim, condicionando o impacto climático de um vinho.
Mas em última instância, a pressão que mais contribui para a mudança é a dos consumidores, cada vez mais cientes da realidade das alterações climáticas, e da necessidade de mudança de hábitos e de escolhas de consumo.
Os retalhistas estão numa posição única de educar e influenciar o consumidor final no momento da compra, ou seja, nos 3-5 segundos em que estes tomam a sua decisão final sobre que produto adquirir.
Esta conversa pretende dar a conhecer como é que importantes retalhistas a nível mundial estão a desempenhar o seu papel enquanto agente ativo na mitigação do impacto climático da indústria vitivinícola, através da partilha das suas opções e práticas de atuação, quer junto do produtor quer junto do consumidor.
Temas em discussão:
- Como é que o impacto das alterações climáticas está a ser compreendido e integrado na estratégia do retalho, quer a nível regional quer global?
- As alterações climáticas estão a impactar as decisões de compra? Se sim, como?
- Há uma atuação e diretrizes concertadas por parte do retalho ou está a ser feita de forma individual?
- Como é que do lado do retalho, estas exigências se refletem em diretrizes em termos de embalagem, transporte, logística, certificações para os seus fornecedores (de vinho)?
- Que exemplos conhecem de boas iniciativas de fornecedores de vinho, que possam ser uma referência para a indústria?
- Como é que os consumidores manifestam as suas preocupações com as alterações climáticas nas suas exigências e decisões de compra?