Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Palete feita à medida para produtores Roquefort

iAlimentar31/08/2022

Grupo Craemer apoia uma logística otimizada e responsável.

Desde a coalhada de queijo de ovelha até à maturação...

Desde a coalhada de queijo de ovelha até à maturação: o transporte de Roquefort requer uma logística altamente desenvolvida com portadores de carga completamente adaptados às suas exigências especiais. Foto: iStock/barmalini.

A produção de Roquefort, o tradicional queijo azul com denominação de origem protegida do sul de França, é um processo sensível. Um produtor da especialidade de leite de ovelha, necessitava de uma palete robusta em plástico e segura para os alimentos, especialmente concebida para o transporte muito exigente do queijo azul durante as suas várias fases de produção. O produtor francês recorreu à empresa de vendas Craemer France Sarl do grupo internacional Craemer. Na sua sede alemã, a Craemer é pioneira no processo de moldagem por injeção, com décadas de experiência no processamento de plásticos, modificou especificamente o seu modelo de palete CS1, para as necessidades especiais do cliente. A entrega de 15.000 portadores de carga feito de polietileno de grau único (PE) tem, desde então, assegurado o transporte seguro de uma produção média anual de 10.000 toneladas de Roquefort.

A produção da conhecida especialidade de queijo baseia-se em mais de 150 anos de conhecimento e envolve processos especiais que são definidos com precisão, de acordo com a denominação de origem protegida. Desde 1925 existe para o Roquefort genuíno o selo com denominação de origem - sendo o primeiro queijo em França a ser protegido. A base é feita de leite de ovelha cru, não tratado, em queijarias em redor da aldeia de Roquefort-sur-Soulzon, localizadas no sul de França no departamento de Aveyron. A seguir, os pedaços de queijo são levados para caves de maturação natural da região, para que possam desenvolver todo o seu sabor. Após um processo de maturação de pelo menos três meses, a coalhada de queijo de ovelha transforma-se em Roquefort.

As distâncias entre os processos de fabrico individuais são curtas. No entanto, requerem um manuseamento muito controlado e uma logística sofisticada com portadores de carga completamente adaptados às exigências e especificidades desta produção. Agora, o stock existente de paletes de um grande produtor de Roquefort teve de ser substituído. Após verificar várias ofertas no mercado, o produtor de queijo decidiu pelo modelo de palete CS1 da Craemer.

Desenvolvido para requisitos especiais

Para satisfazer as especificações do cliente francês, o departamento de desenvolvimento da Craemer fez algumas modificações ao modelo CS1. Concebeu a euro-palete durável perfeitamente adaptada ao transporte de Roquefort. "É um dos grandes pontos fortes do Grupo Craemer, sendo que nos adaptamos completamente às necessidades e especificidades dos nossos clientes", diz Cyril Wahl, Diretor Comercial da Craemer France Sarl.

Salienta ainda que: “se nenhuma palete ou caixa palete da nossa gama padrão corresponder às expectativas do cliente, podemos oferecer uma solução feita à medida”. Explica os antecedentes: “na nossa sede alemã, temos tudo sob o mesmo teto, desde a investigação e desenvolvimento, ao fabrico de ferramentas para o fabrico dos moldes de injeção até à produção internamente, e podemos assim mapear todo o processo de produção. Desde o primeiro desenho até à entrega das paletes, asseguramos um rastreio completo do produto”.

A palete CS1 modificada pela Craemer para o cliente é especialmente concebida para conter exatamente 49 recipientes especiais utilizados para transportar o Roquefort da produção até à embalagem. Para manter os recipientes em segurança na palete, a Craemer concebeu os bordos exteriores estáveis de sete milímetros do seu modelo para este cliente, de forma a bloquear perfeitamente a sua carga e proporcionar uma estabilidade adicional.

Aumento da capacidade de carga devido a perfis de endurecimento

A fim de aumentar ainda mais a capacidade de carga da já muito robusta palete de plástico, a Craemer decidiu equipá-la com dois perfis de endurecimento. De acordo com as condições particularmente húmidas das caves de maturação natural, o fabricante de plástico escolheu perfis de endurecimento em aço inoxidável especialmente para esta aplicação a fim de evitar danos por corrosão.

“O Grupo Craemer foi o único fornecedor que teve em conta as nossas especificações com todos os regulamentos para o nosso produto com denominação de origem protegida e ofereceu-nos um modelo de palete à medida que satisfazia perfeitamente as nossas necessidades”, explica o responsável do departamento de maturação e embalagem da empresa.

"É muito importante para nós assegurar o transporte do Roquefort nas melhores condições. Graças a esta palete, nada se opõe a uma logística segura e controlada", vinca. Para além de ter em conta os requisitos logísticos, a Craemer produziu as paletes numa cor especial que corresponde ao logótipo do produtor Roquefort.

O modelo padrão CS1 da palete plástica da Craemer é a base da versão modificada, que foi perfeitamente adaptada para o transporte de queijo Roquefort...

O modelo padrão CS1 da palete plástica da Craemer é a base da versão modificada, que foi perfeitamente adaptada para o transporte de queijo Roquefort. Foto: Grupo Craemer.

A CS1: palete com elevados padrões

O produtor francês de queijo escolheu o modelo CS1 devido a várias caraterísticas de qualidade e construção. Para além das propriedades de resistência e segurança alimentar, também os chanfros em ambos os lados de vários patins, que são ideais para diferentes carros de movimentação, desempenharam um papel importante. Os garfos do pequeno porta-paletes elétrico utilizado no local também podem ser facilmente retraídos. A palete é, portanto, ideal para o armazenamento automático. Além disso, a palete é caraterizada por uma plataforma superior quase completamente fechada e patins soldados. Isto torna a sua limpeza muito fácil - um pré-requisito indispensável para uma higiene abrangente na indústria alimentar.

A palete de plástico de uma só peça feita de PE de alta qualidade é extremamente robusta, em grande parte inquebrável e sem lascas, e tem uma vida útil de vários anos, mesmo com uma elevada taxa de rotação. As paletes Craemer CS1 são 100% recicláveis e, portanto, também cumprem o compromisso do cliente francês em relação à sustentabilidade. “No final da sua vida útil, as paletes são recolhidas pela Craemer e totalmente recicladas. Isto é muito importante para nós, está de acordo com os objetivos da nossa política de RSE”, mostrando-se extremamente satisfeito o representante do produtor Roquefort.

O Grupo Craemer

O Grupo Craemer, com sede na Alemanha, é um dos principais fabricantes mundiais de soluções logísticas duradouras com mais de 50 anos de experiência no processamento de plásticos.

O portfólio inclui paletes plásticas para uma vasta gama de requisitos e uma enorme gama de recipientes de transporte e armazenamento - desde caixas empilháveis, recipientes redondos e cubas a caixas paletes – também para a indústria pesqueira.

A Craemer exibirá as robustas caixas para peixe, fabricadas num único molde de PE de alta qualidade, juntamente com outras inovações e clássicos, na Conxemar em Vigo, Espanha (stand G22).

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial