Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A nova guia da igus para evitar a torção dos cabos em robôs SCARA

23/08/2022
A solução de cabos SCARA reforça os tubos corrugados e torna o fornecimento de energia mais robusto com movimentos altamente dinâmicos.
foto

Os robôs Scara são ideais para executar tarefas de pick&place ou montagens na indústria. No entanto, estas dinâmicas têm uma duração de vida limitada devido ao desgaste das mangueiras corrugadas num curto espaço de tempo. Como tal, a igus desenvolveu agora uma alternativa, que pode ser substituída com a Solução de Cabo SCARA, o que aumenta significativamente a duração de vida.

Observar robôs SCARA a trabalhar pode rapidamente deixá-lo atordoado. Os braços robóticos horizontais trabalham rapidamente sobre quatro eixos. O braço interior e o exterior oscilam horizontalmente. O componente para agarrar objetos, com o fuso de esferas, move-se de forma rotativa e linear. Isto permite que o braço robótico alcance quase qualquer ponto no seu raio de trabalho. Isto é rápido e preciso, mas significa que os cabos e as mangueiras orientadas para o exterior têm de ser substituídas ou reparadas frequentemente devido às cargas elevadas. Este foi também o caso de um fabricante da indústria automóvel que pretendia otimizar o seu fornecimento de energia - tanto a mangueira corrugada como a junta rotativa.

“Inspirados por este desafio de clientes, olhámos para os pontos fracos das mangueiras e conectores e desenvolvemos a solução de cabos SCARA num processo de investigação e teste de dois anos”, explica Matthias Meyer, Gestor de produto ECS triflex e Robótica na igus GmbH. A nova solução é uma guia personalizada que transporta em segurança a potência para o eixo 1 até ao fuso de esferas e evita que os cabos dobrem mesmo em funcionamento contínuo.

Rolamentos de esferas e uma coluna adicional

A solução de cabos SCARA consiste em três componentes: um casquilho rotativo para a extremidade móvel e para a extremidade fixa, bem como a mangueira corrugada com o e-rib. A caraterística especial reside na nova ligação rotativa, que absorve as forças de torção. Aqui, os rolamentos de esferas integrados, asseguram um sistema de fornecimento de energia com funcionamento suave e resistente mesmo com acelerações elevadas. A mangueira corrugada é reforçada com um e-rib de modo a poder mover-se apenas numa direção. Os elementos da guia dos lados dão à mangueira um adicional comprimento não suportado.

A solução de cabos SCARA prolonga a duração de vida

Testado no laboratório de 3.800 metros quadrados da igus em Colónia, o novo sistema de guiamento já está a dar provas do seu valor. Em cooperação com o fabricante de robôs EPSON, o comportamento do sistema de calha articulada em posições extremas foi testado num robô SCARA. Atuam sobre o sistema em alguns movimentos até 6G. Como resultado, já resistiram a mais de três milhões de ciclos, com rotações superiores a 5.000 graus por minuto e continuam a funcionar.

“Com a Solução de Cabos SCARA, podemos aumentar a duração de vida do sistema de calha articulada anteriormente utilizado em robôs SCARA. Os robôs trabalham agora mais tempo, sem manutenção e à prova de falhas”, diz Meyer. Os três componentes estão disponíveis quer como um sistema completo, que pode ser rapidamente substituído, diretamente pré-fabricado, ou como uma mangueira com os componentes para adaptação posterior.

Saiba mais sobre a solução para cabos SCARA aqui.

LFA

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial