Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Repsol e Lactalis Nestlé juntam-se para promover a circularidade das embalagens alimentares

03/08/2022
A empresa de iogurtes e sobremesas lácteas Lactalis Nestlé foi a primeira a incorporar plástico reciclado da gama Repsol Reciclex no fabrico das garrafas dos produtos lácteos refrigerados, dando, assim, mais um passo na transição para a economia circular. Estes materiais proporcionam uma solução sustentável para o setor das embalagens alimentares, um dos mais exigentes em termos de requisitos técnicos e de segurança.
foto

Desde junho deste ano, a Lactalis Nestlé, empresa responsável pelo segmento dos iogurtes e sobremesas lácteas do Grupo Lactalis, utiliza plástico reciclado nas garrafas dos seus produtos lácteos refrigerados, fabricadas com o polietileno circular da gama Repsol Reciclex, sendo pioneira no uso deste material nesta categoria de produtos. Esta iniciativa constitui mais um passo no caminho para a circularidade das embalagens alimentares.

Tanto a Lactalis Nestlé como a Repsol, estão comprometidas com a sustentabilidade e querem impulsionar o uso de embalagens circulares no setor alimentar, um dos mais exigentes em termos de requisitos técnicos e de segurança. Graças ao acordo entre as duas empresas, as garrafas da gama Kéfir Nestlé, produzidas em Guadalajara para Portugal e Espanha, são fabricadas com 30% de material reciclado, e as embalagens de iogurte líquido da marca Yoggi, comercializadas em Portugal, com 10% de material reciclado. Estas embalagens estão certificadas de acordo com o balanço de massas de ISCC PLUS.

Para o fabrico destes materiais circulares, a Repsol utiliza técnicas de reciclagem avançadas, que permitem o uso alimentar. Esta tecnologia de vanguarda possibilita aproveitar os resíduos plásticos que não podem ser reciclados de forma mecânica, dando-lhes uma nova vida. Estes resíduos convertem-se, assim, numa nova matéria-prima para os processos da Repsol, o que permite à empresa produzir novos materiais circulares com a mesma qualidade e funcionalidade do plástico virgem, mas de forma mais sustentável. Assim, os materiais circulares cumprem os mais altos requisitos de qualidade e higiene da indústria alimentar.

Toda a cadeia de valor, desde a Repsol como fornecedor do material, passando pela Logoplaste, fabricante das garrafas na própria fábrica da Lactalis Nestlé em Guadalajara, e a Lactalis Nestlé, responsável pelo produto e pelo enchimento das embalagens, contam com a certificação ISCC PLUS, o que garante a rastreabilidade dos materiais reciclados utilizados em todo o processo.

Lluis Farré, diretor-geral da Lactalis Nestlé para o Sul de Espanha, manifestou a sua satisfação perante esta colaboração, que permite à empresa ser pioneira na categoria de iogurtes e sobremesas lácteas refrigeradas: “poder utilizar plástico reciclado no fabrico das nossas garrafas, representa um importante passo no caminho para a circularidade. O compromisso de todos será essencial para o sucesso deste projeto, desde o consumidor, a quem cabe separar as etiquetas das embalagens e colocá-las no ecoponto amarelo, até aos diferentes agentes como a Repsol, a Logoplaste e a Lactalis Nestlé, que juntos impulsionam a circularidade das embalagens no setor alimentar”.

Nas palavras de Pablo Giner, diretor do Negócio de Polietileno da Repsol, “agradecemos à Lactalis Nestlé, uma referência no seu setor, a sua confiança na Repsol para poder concretizar esta importante aliança e, assim, alcançarmos objetivos comuns em matéria de segurança alimentar e sustentabilidade, e impulsionar uma vez mais, o compromisso de apoiar os nossos clientes na transição para a circularidade”.

Graças a esta aliança, a Lactalis Nestlé e a Repsol apoiam o incentivo à utilização de embalagens circulares no setor alimentar, um dos mais exigentes no que diz respeito aos requisitos técnicos e de segurança.

Exposalão - Centro de Exposições, S.A. : expo AlimentaLFA

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial