Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Açores: a “tenacidade” da conserveira de Santa Catarina

26/07/2022
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou a “tenacidade” dos trabalhadores e trabalhadoras da conserveira Santa Catarina, anunciando ainda que a consignação da fábrica acontecerá a 2 de agosto.
Imagen

“A 2 de agosto, volto aqui para falar do futuro. Será feita a consignação da exploração. Vamos estar atentos à concessão, necessária para garantir uma melhoria de gestão, devido à herança que este governo herdou”, sublinhou o governante.

José Manuel Bolieiro falava na fábrica da conserveira, na Calheta, em São Jorge, a 22 de julho, naquele que foi o último ponto do terceiro dia de visita estatutária do Governo dos Açores à ilha.

“A resposta” do Governo perante a herança financeira da empresa “foi estar ao lado dos trabalhadores, para manter os empregos e a marca”.

“Não estamos indiferentes à vossa vida, estamos solidários com o vosso futuro”, observou, dirigindo-se a cerca de uma centena de trabalhadores presentes na fábrica.

Em maio, e na sequência da decisão de adjudicação da exploração da fábrica de Santa Catarina ao agrupamento constituído por Rogério Veiros e Freitasmar – Produtos Alimentares, S.A., foi assinado o contrato de exploração da fábrica de Santa Catarina entre a Lotaçor, S.A., a sua subsidiária Santa Catarina, S.A. e a SCA – Sociedade Conserveira Açoriana, LDA – empresa constituída pelo agrupamento vencedor para a exploração da atividade fabril.

A execução do contrato pressupõe o pagamento de um montante não inferior a sete milhões de euros repartidos por 10 rendas anuais e opção de compra, que poderá ser superior em função dos resultados de exploração obtidos.

O contrato assinado prevê ainda a realização de investimentos na modernização da fábrica e permite corrigir a desvantagem competitiva decorrente do facto de a exploração pública da Santa Catarina ter inviabilizado, durante todos estes anos, o seu acesso aos fundos comunitários destinados ao investimento.

A solução agora implementada abre também o caminho para o saneamento financeiro da Lotaçor, reconhecendo e assumindo de forma transparente as perdas acumuladas com a exploração pública deficitária da fábrica, cuja permanência nas contas da sociedade-mãe condicionou o seu equilíbrio económico-financeiro e implicou recurso ao sobre-endividamento.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    14/04/2025

  • Newsletter iAlimentar

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial