Desde o seu início, a Hinojosa aposta num modelo de negócio baseado na economia circular. A sua missão é aumentar o bem-estar comum através de soluções de embalagens sustentáveis, tendo em conta três aspetos fundamentais: a redução da sua pegada de carbono e o aumento do uso de energias renováveis, a elaboração de produtos socialmente responsáveis e a obtenção de um nível de excelência na formação de todos os seus colaboradores.
Entre as principais ações sustentáveis realizadas pela Hinojosa até à data, destaca-se a valorização dos seus resíduos acima de 95,6%, em 2021, o uso de matérias-primas de origem renovável em 98,9% e de origem reciclada em 87,7%; e ainda o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na fabricação de embalagens.
Atualmente, a companhia utiliza energia 100% renovável em todas as suas fábricas em Espanha, uma iniciativa que pretende alargar a todas as suas fábricas a nível internacional. Em 2020, o Grupo Hinojosa definiu no seu plano estratégico reduzir a pegada de carbono em 30% para 2023. Até à data, a companhia conseguiu reduzi-la para 26,1% através de diversas iniciativas.
Relativamente ao compromisso com as pessoas, o grupo desenvolveu 484 ações de formação durante 2021, o que se traduziu em 36.954 horas de formação aos seus colaboradores. Para a Hinojosa, duas das suas três linhas estratégicas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) centram-se no desenvolvimento de ações dirigidas aos seus trabalhadores, promovendo o desenvolvimento do seu talento num ambiente de trabalho saudável e realizando ações sociais e ambientais que possam criar um impacto positivo no meio ambiente.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa