Muitos conhecem o famoso slogan criado para a Coca-Cola pela agência publicitária onde Fernando Pessoa trabalhava: 'Primeiro estranha-se, depois entranha-se'. O que poucos sabem é que este slogan foi criado em 1927, mas que a Coca-Cola acabaria a ser proibida pela justiça portuguesa e pelo Estado Novo, e só viria a entrar em Portugal 50 anos depois.
Mais recentemente, em 2019, a Coca-Cola lançou o programa ´BORA Mulheres em Portugal, com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, que vai na sua quarta edição e do qual participaram já mais de 600 mulheres. O ‘BORA Jovens é o mais recente programa na área da sustentabilidade social, que teve a sua primeira edição em Portugal em 2021, com o objetivo de contribuir para a retoma da economia nacional, apoiando jovens inseridos em contextos mais vulneráveis a integrarem o mercado de trabalho.
Na sustentabilidade ambiental, dentro do plano de ação 'Avançamos', e com o objetivo de contribuir para a restauração hídrica, a Coca-Cola desenvolveu o projeto 'Plantar Água' com a ANP|WWF, que teve início em 2019, e que visa o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia em 2012 através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da Serra.
Para Ana Claudia Ruiz, Diretora-Geral da Coca-Cola Portugal, “a Coca-Cola tem procurado ter uma presença responsável e consciente das necessidades e da atualidade do país. Estivemos desde sempre ligados a apoios e projetos de desenvolvimento social e profissional e à proteção do ambiente. Nunca esquecendo a nossa grande missão de refrescar o mundo e fazer a diferença”.
Rui Serpa, VP & Country Director Portugal da Coca-Cola Europacific Partners, considera que “a Coca-Cola não só faz parte da história do país como contribui ativamente, e cada vez mais, para a economia nacional. Por exemplo, por cada euro que é gasto em Coca-Cola, 81 cêntimos permanecem em Portugal. Este impacto positivo que temos só é possível graças ao trabalho de toda a equipa, aos parceiros e às relações que criamos com clientes e com toda a comunidade na qual estamos profundamente envolvidos”.
Curiosidades
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa