Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

45 anos da Coca-Cola em Portugal

04/07/2022
A 4 de julho de 1977 vendeu-se pela primeira vez em Portugal.
Imagen

Muitos conhecem o famoso slogan criado para a Coca-Cola pela agência publicitária onde Fernando Pessoa trabalhava: 'Primeiro estranha-se, depois entranha-se'. O que poucos sabem é que este slogan foi criado em 1927, mas que a Coca-Cola acabaria a ser proibida pela justiça portuguesa e pelo Estado Novo, e só viria a entrar em Portugal 50 anos depois.

É então num café na Baixa de Lisboa que a 4 de julho de 1977 é vendida a primeira Coca-Cola. Neste ano, é emitido o primeiro anúncio da Coca‑Cola em Portugal com o slogan “Coca‑Cola, a Tal”. No ano seguinte, em 1978, é inaugurada a fábrica em Azeitão, Setúbal. É a partir daqui que atualmente são produzidas cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todo o país. A fábrica, localizada em Azeitão, emprega 350 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 8 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Ao longo dos últimos 45 anos, a Coca-Cola acompanhou de perto as mudanças culturais e sociais do país e viveu junto com os portugueses momentos marcantes, em que assistiu à forma como o país se desenvolveu e modernizou. Foi também parceira desse desenvolvimento em iniciativas como o Campeonato do Mundo de Juniores em 1991, a Expo 98, o Euro 2004 ou a Taça Coca-Cola. Promoveu duas edições da coleção “Património Revisitado” em que colocou a embalagem de uma bebida icónica ao serviço de monumentos históricos do país, entre muitas outras ações desenvolvidas no apoio à cultura ao longo das últimas décadas.

Mais recentemente, em 2019, a Coca-Cola lançou o programa ´BORA Mulheres em Portugal, com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, que vai na sua quarta edição e do qual participaram já mais de 600 mulheres. O ‘BORA Jovens é o mais recente programa na área da sustentabilidade social, que teve a sua primeira edição em Portugal em 2021, com o objetivo de contribuir para a retoma da economia nacional, apoiando jovens inseridos em contextos mais vulneráveis a integrarem o mercado de trabalho.

Na sustentabilidade ambiental, dentro do plano de ação 'Avançamos', e com o objetivo de contribuir para a restauração hídrica, a Coca-Cola desenvolveu o projeto 'Plantar Água' com a ANP|WWF, que teve início em 2019, e que visa o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia em 2012 através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da Serra.

Imagen

Para Ana Claudia Ruiz, Diretora-Geral da Coca-Cola Portugal, “a Coca-Cola tem procurado ter uma presença responsável e consciente das necessidades e da atualidade do país. Estivemos desde sempre ligados a apoios e projetos de desenvolvimento social e profissional e à proteção do ambiente. Nunca esquecendo a nossa grande missão de refrescar o mundo e fazer a diferença”.

Rui Serpa, VP & Country Director Portugal da Coca-Cola Europacific Partners, considera que “a Coca-Cola não só faz parte da história do país como contribui ativamente, e cada vez mais, para a economia nacional. Por exemplo, por cada euro que é gasto em Coca-Cola, 81 cêntimos permanecem em Portugal. Este impacto positivo que temos só é possível graças ao trabalho de toda a equipa, aos parceiros e às relações que criamos com clientes e com toda a comunidade na qual estamos profundamente envolvidos”.

Curiosidades

  • A “Coca-Cola Portugal” e a “Coca-Cola Europacific Partners” formam o Sistema Coca-Cola em Portugal. Operam de forma estratégica e complementar na cadeia de valor da Coca-Cola, criando sinergias que permitam alcançar um crescimento sustentado e sustentável.
  • A The Coca-Cola Company é a empresa proprietária das marcas e responsável pela geração da procura.
  • A Coca-Cola Europacific Partners é a empresa responsável pela produção, venda e distribuição de bebidas e tem como objetivo atender à procura crescente de produtos e levar a experiência da Coca-Cola a todo o país.
  • Em 2020, foram vendidos cerca de 200 milhões de litros de produtos Coca-Cola.
  • Em Portugal distribuímos 15 marcas, mais de 60 produtos e mais de 150 referências.
  • 44% das bebidas vendidas pela Coca-Cola em Portugal são baixas em calorias ou sem calorias.
  • 99,2% das nossas embalagens são recicláveis.
  • A Coca-Cola Europacific Partners em Portugal tem 5 delegações comerciais: Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira.
  • A marca coopera com 27 distribuidores para chegar a cerca de 82.000 estabelecimentos.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - PortoTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial