Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

França limita utilização de designações de venda tradicionalmente associadas a produtos de origem animal

A partir de 1 de outubro de 2022, termos como 'salsicha' e 'bife' não serão permitidos para designar, comercializar e promover géneros alimentícios à base de proteínas vegetais.
O Decreto aplica-se apenas aos produtos fabricados em França
O Decreto aplica-se apenas aos produtos fabricados em França.

Esta semana, França adotou o Decreto n° 2022-947 que proíbe, assim, o uso da terminologia tradicional do setor associado à carne ou peixe para referir produtos de origem não animal.

O Decreto aplica-se apenas aos produtos fabricados em França. Os produtos legalmente fabricados ou comercializados noutro Estado-membro da União Europeia à partida não estão sujeitos aos requisitos deste decreto.

O Decreto entra em vigor a 1 de outubro de 2022. No entanto, os géneros alimentícios fabricados ou rotulados antes dessa data terão um período de transição até ao esgotamento do stock ou, o mais tardar, até 31 de dezembro de 2023.

O não cumprimento das regras estabelecidas no Decreto poderá constituir multas até 1 500€ para pessoa singular e 7 500 € para pessoa coletiva.

A França é agora o primeiro país da União Europeia a impor tal restrição. Uma proposta semelhante foi rejeitada a nível europeu em 2020.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial