Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
A robótica colaborativa como elemento essencial para a indústria

Impulsionar a indústria local com cobots é o objetivo do Collaborate Tour da Universal Robots

28/06/2022
A Collaborate Tour quer levar os cobots a todos os cantos de Portugal.
Imagen
O desenvolvimento tecnológico tem apresentado, constantemente, evoluções difíceis de acompanhar e, por vezes, visualizar nos ambientes industriais, quer como fator de colaboração, quer como de competitividade face ao mercado.
Portugal é um país em que, nos últimos cinco a dez anos, a necessidade de ser mais competitivo e estar na linha da frente da tecnologia, se tornou fator essencial de distinção face à concorrência e, como o desenvolvimento constante das tecnologias, a implementação da robótica colaborativa tornou-se totalmente natural para os diferentes setores da indústria.

Desta forma, fazer chegar a robótica colaborativa às pequenas e médias empresas, tornou-se um dos objetivos da Universal Robots: não são apenas os grandes setores, ou as grandes empresas com grandes fábricas que podem tirar partido da ajuda que os cobots trazem.

É neste ambiente que nasce a Collaborate Tour, cujo intuito é o de reunir especialistas e industriais de diferentes setores numa sessão de esclarecimento sobre a utilização e implementação da robótica colaborativa. Estes eventos pretendem chegar a todo o país, com maior enfoque em zonas em que a indústria continua a desempenhar um papel fulcral para o desenvolvimento e crescimento locais.

A Collaborat Tour pretende esclarecer que está ao alcance de todas as empresas a implementação de inovações tecnológicas que são, de forma clara, um reforço essencial ao tecido empresarial português. O intuito é, claro, o de reforçar a indústria local, esclarecendo que a alta tecnologia está ao alcance das empresas de diferentes dimensões e, ao mesmo tempo, demonstrar in loco os verdadeiros benefícios da robótica colaborativa e de como esta pode contribuir para um ambiente de trabalho mais salutar.

Os eventos Collaborate Tour decorrem ao longo de uma manhã em diferentes cidades do país, reunindo os especialistas da Universal Robots com os parceiros, permitindo aos participantes tomar contacto com os cobots da Universal Robots, como funcionam e perceber a verdadeira viabilidade da sua utilização no processo de automatização das industrias. Estes encontros permitem ainda dar aconselhamento individual aos empresários sobre como podem automatizar as suas empresas, quais os benefícios para o industrial, o funcionário e até para a qualidade do produto final, que os cobots podem oferecer.
Contando com a expertise da Universal Robots e a experiência dos parceiros, esta iniciativa está em linha com o compromisso da UR para automatizar as empresas e, simultaneamente, tornar tangível a ideia de que a robótica colaborativa é o caminho para o desenvolvimento industrial.

A robótica colaborativa como ferramenta para a indústria

De forma transversal, o investimento na indústria é sempre um processo lento e sensível, sendo necessário aos empresários compreenderem qual o retorno que terão face ao que vão investir nos seus processos transformadores. Tomar a decisão de implementação da robótica colaborativa carece, em muitas circunstâncias, de maior sensibilidade, sendo necessário comprovar que esta é, mesmo, uma solução ao alcance de todos.

Os cobots são, atualmente, o segmento de automatização em maior crescimento e desenvolvimento, sobretudo porque permitem a implementação em mais indústrias e mais processos que os robôs de grande porte.

A Collaborate Tour pretende mostrar em primeira mão a viabilidade de implementação de cobots em PME’s de norte a sul do país. Os cobots podem adaptar-se às diferentes indústrias e processos de uma forma muito simples, integrando necessidades de produção específicas, em diferentes pontos de fabrico, sendo até bastante rápido a sua programação para diferentes locais da mesma empresa num único turno. Esta adaptabilidade dos cobots apresenta, desde logo, a facilidade de retorno de investimento que tanto preocupa os empresários e, ao mesmo tempo, permite libertar os colaboradores para funções mais específicas e que exijam a presença humana.

Os encontros Collaborate Tour procuram desmistificar estas e outras questões que ainda possam existir da clara vantagem da implementação da robótica colaborativa.

O primeiro evento Collaborate Tour em Portugal teve lugar em março e tem já uma agenda de mais de 60 eventos em toda a Península Ibérica.

Mediante inscrição prévia, os eventos têm um caráter totalmente gratuito e pretendem percorrer todo o país. Pretendemos assim criar uma rede de partilha para o futuro, com ponto de partida em 2022, levando os cobots às empresas, independentemente da sua dimensão, setor ou localização.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial