Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

O futuro sustentável do planeta discute-se em Portugal

20/06/2022
foto
A 22 e 23 de junho Líderes políticos, investigadores e empresas mundiais, provenientes de 50 países, reúnem-se no Estoril.

Faltam poucos dias para o Global Innovation Summit 2022 (GIS 2022). Um evento onde vão estar reunidos importantes figuras da ciência, da tecnologia, da política e da indústria, de cerca de 50 países.

A iniciativa decorre, no Centro de Congressos do Estoril, a 22 e 23 de junho, e representa o culminar dos trabalhos focados em inovação de produto e serviço, realizados durante a Presidência Portuguesa da Eureka - a maior rede pública de cooperação internacional em Investigação & Desenvolvimento.

Como refere o governo português, a estratégia de Portugal para este mandato (que vigora desde 1 de julho de 2021 e termina a 30 de junho de 2022) assenta no mote “Inovação para um planeta mais verde, digital e saudável através de uma abordagem colaborativa”, visando, sobretudo, a aproximação dos países da África e da América Latina, de forma a contribuir para um futuro mais sustentável do nosso planeta.

O Atlântico serve de inspiração ao GIS 2022 sendo que as três principais áreas de foco desta edição do encontro anual são “Tech for Green, Digital Transition e Strategy & Policy-Making”. O objetivo do encontro é o de debater as preocupações globais relacionadas com saúde e meio ambiente.

A abertura da cimeira é feita pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, seguida dos discursos de Miguel Bello Mora, Chairperson da presidência portuguesa da Eureka Chairmanship e CEO do Atlantic International Research Centre (AIR Centre), organização internacional criada para o desenvolvimento científico e tecnológico de soluções para a região do Atlântico; Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI); Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais; e Jean-Eric Paquet, diretor-geral do departamento de Investigação & Inovação da Comissão Europeia.

O primeiro dia será marcado por vários eventos a decorrer em simultâneo, destacando-se a entrega dos “Eureka Innovation Awards”, com o objetivo de distinguir os produtos ou serviços mais disruptivos desenvolvidos no âmbito dos vários projetos levados a cabo no âmbito da rede Eureka, ao longo dos 48 países que a compõem. Estes prémios estão divididos entre cinco categorias: Best Product and Service Innovation, Best Sustainability Innovation, Best Thematic Innovation (space-ocean-earth observation systems), Best Woman in Leadership e Best Portuguese Project.

No programa consta ainda espaço para euniões B2B, dois workshops focados no desenvolvimento de negócios, várias conferências e debates focados em estratégias políticas e de financiamento, tecnologia verde, sustentabilidade e transição digital, entre outros.

Ainda no primeiro dia terá inicio o “Korea-Eureka Day”, encontro anual de representantes de empresas e líderes coreanos e de vários membros da rede Eureka.

O segundo dia, 23 de junho, será focado nas indústrias relacionadas com os oceanos, assim como com as áreas agroalimentar, aeronáutica e smart cities, de forma a discutir como estas áreas estão a contribuir para um futuro mais sustentável.

Neste dia decorrem também as sessões “Spotlight Canada“e”Team up with Canada”, eventos que assinalam os 10 anos desde a adesão do Canadá à rede Eureka.

A participação online no evento é gratuita, mas requer registo, até o dia 21.

Exposalão - Centro de Exposições, S.A. : expo Alimenta

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial