Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

“Junta-te ao Gervásio”: o prémio criado pela Sociedade Ponto Verde

19/05/2022
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
Objetivo é o de premiar, promover e partilhar as boas práticas da reciclagem de embalagens nas comunidades locais em todo o país.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) acaba de anunciar o Prémio “Junta-te ao Gervásio”, iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais ou em grupo.

O prémio é aberto às Juntas de Freguesia, a Entidades de Proximidade (designadamente organizações da economia social, como associações, fundações ou cooperativas; pequenas e microempresas e empresários) e à Cidadania Social (pessoas singulares ou em grupo, empresários e demais entidades como condomínios ou agrupamento de escuteiros, entre outros) localizadas em todo o território nacional. São estas as três categorias que compõem o concurso.

Como explica a SPV são elegíveis projetos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses (entre junho de 2021 e julho de 2022), que estão a contribuir ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, que assentam no paradigma da circularidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

Depois de submetidas as candidaturas o avaliará critérios como o caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens – ou seja, estão consideradas as três dimensões que compõem o alinhamento da estratégia da SPV (Inovar, Evoluir e Reciclar).

Os vencedores receberão esculturas como prémio. Assim, na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita materiais reciclados para instalar na sua localidade) e 9 menções honrosas; já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15.000€, e de menções honrosas, duas em cada categoria.

“O prémio Junta-te ao Gervásio reforça o trabalho de proximidade da SPV junto das comunidades locais, numa vertente que vai além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens. O que a SPV está a fazer é a promover a participação comunitária ativa, seja a que é potenciada pelas Juntas de Freguesia, pelas empresas e demais organizações mais ou menos organizadas ou por movimentos de cidadãos, ” afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

As candidaturas decorrem até 31 de julho.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial