Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

XXV Feira Nacional do Porco está a chegar

06/05/2022
Depois de um interregno forçado de dois anos provocado pela Covid-19, e num contexto particularmente difícil para o setor da suinicultura provocado pelo agravamento dos custos de produção, a Feira Nacional do Porco está de regresso à cidade do Montijo para a sua 25ª edição, entre 12 e 14 de maio. Este retorno traz consigo grandes novidades, como o Prémio Inovação e o cariz de solidariedade social.
foto
O principal certame do setor da suinicultura nacional vai decorrer nos dias 12, 13 e 14 de maio, na cidade do Montijo. A cerimónia de inauguração decorrerá no dia 12, às 14h00, e contará com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
A XXV Feira Nacional do Porco promete ser, uma vez mais, um polo de exposição das principais novidades da suinicultura, mas também uma oportunidade de reencontros e de voltar a celebrar a suinicultura, num contexto particularmente difícil. Se a situação já era muito grave no final do ano 2021, agravou-se ainda mais desde o dia 24 de fevereiro com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, tornando a situação vivida pelo setor e pelos vários setores conexos de elevada instabilidade, sobretudo pelo aumento dos custos das matérias-primas e até mesmo da sua disponibilidade. Tendo acumulado prejuízos no 1º trimestre de 2022 de 35 milhões de euros, que se somam aos 40 milhões de euros perdidos no 4º trimestre de 2021, o setor da suinicultura resiste com muito sofrimento e graves prejuízos.
Para este ano, a Feira Nacional do Porco apresenta novidades, como o Prémio Inovação XXV Feira Nacional do Porco nas áreas do Ambiente, Bem-Estar Animal e Nutrição. O conceito pretende distinguir os principais avanços tecnológicos nos eixos centrais da suinicultura moderna, que vão ao encontro das grandes preocupações do setor e do consumidor.
Pela primeira vez, será também apresentada a vertente de solidariedade social da Feira, com a atribuição de parte das receitas da bilheteira e da totalidade do Leilão da Pig Parade ao Centro de Acolhimento temporário ‘Sol dos Meninos’, no Montijo.

Prémio Inovação

O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco é uma iniciativa da Comissão Organizadora da Feira que tem por objetivo reconhecer o investimento das empresas expositoras nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, destacando os produtos, processos ou desenvolvimentos técnicos e tecnológicos expostos no certame, que aportem ao setor da suinicultura portuguesa valor acrescentado nas áreas identificadas.

O Prémio pretende ser um incentivo aos desenvolvimentos comerciais mais inovadores nas áreas temáticas identificadas, promovendo assim a inovação e desenvolvimento no setor da suinicultura portuguesa.

A inscrição no concurso é exclusiva para os expositores da Feira, podendo cada empresa apresentar vários desenvolvimentos comerciais.

A avaliação será realizada por um painel de jurados independente nomeado pela Comissão Organizadora, que atribuirá os Prémios de acordo com os seguintes critérios:

1. Resposta a uma necessidade ou desafio setorial;

2. Grau de inovação técnica ou tecnológica;

3. Benefício sobre os resultados técnicos das explorações suinícolas;

4. Benefício sobre os resultados económicos das empresas suinícolas;

5. Melhoria da fiabilidade técnica dos processos zootécnicos das explorações;

6. Melhoria do nível da sanidade dos animais;

7. Melhoria do grau de sustentabilidade social e ambiental da exploração;

8. Melhoria das condições de trabalho e segurança nas explorações;

9. Aplicabilidade do desenvolvimento comercial tendo em conta a totalidade do setor.

Em cada categoria, Bem-Estar Animal, Ambiente e Nutrição, será atribuído um 1º, 2º e 3º classificados, bem como uma Menção honrosa.

A apresentação do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco será realizada no recinto durante a cerimónia de abertura da XXV Feira Nacional do Porco, sendo destacados os vencedores durante todo o período da Feira – 12, 13 e 14 de maio - através de sinalética identificadora alocada no stand da empresa premiada.

No último dia, será realizada uma cerimónia com a entrega dos certificados de atribuição do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco.

Exposalão - Centro de Exposições, S.A. : expo Alimenta

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial