Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A análise é do Crédito y Caución

Margens sob pressão no setor alimentar

iAlimentar21/01/2022
A cadeia de valor do setor alimentar apresenta riscos de baixa nas perspetivas que vão pressionar o risco de crédito comercial durante os próximos meses.
Imagen

De acordo com o mais recente relatório da Crédito y Caución, as margens das empresas produtoras e transformadoras de alimentos são estruturalmente baixas e estão sob pressão em muitos mercados.

Num enquadramento global altamente competitivo, no qual o poder de negociação dos grandes retalhistas e das cadeias de discount é muito elevado, a cadeia de valor do setor alimentar é vulnerável à ocorrência de diversos riscos: a volatilidade dos preços das matérias-primas, os possíveis surtos epizoóticos ou a imprevisibilidade climatológica podem provocar uma deterioração imediata da rendibilidade das empresas.

Além disso, os hábitos dos consumidores estão a mudar num novo contexto no qual o cliente final exige cada vez maior transparência por parte dos fabricantes de alimentos e bebidas quanto aos ingredientes utilizados, aos processos de produção ou às cadeias de abastecimento.

A força do setor alimentar assenta numa diferença fundamental face a outros setores: a indústria alimentar não é cíclica. A procura de alimentos e bebidas é inelástica, devido ao caráter essencial do seu consumo. Por outro lado, em muitas economias emergentes está a crescer o número de famílias com rendimentos médios e, à medida que aumenta o seu rendimento disponível, estes consumidores compram alimentos de maior valor acrescentado. Além disso, a tecnologia joga um papel cada vez mais relevante no desenho de soluções para o fornecimento global de alimentos.
Neste contexto, o setor alimentar apresenta no arranque de 2022 um alto risco de incumprimento nos Emirados Árabes Unidos e um risco moderado na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, México, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Singapura ou Suécia.

O risco é baixo na Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Polónia, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia.

Leia o relatório completo aqui.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial