Festo Automation, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

25 milhões de euros em laboratórios de sustentabilidade

19/01/2022
Sonae e Soane Capital integram Projeto PROBONO, com mais 45 parceiros, de 15 países.
foto

A União Europeia aprovou o projeto PROBONO e, no decorrer dessa decisão, o O Sonae Campus, a sede do grupo localizada na Maia, vai tornar-se num laboratório vivo de inovação na área da sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades.

O projeto em causa envolve 47 parceiros, de 15 países, e prevê um investimento superior a 25 milhões de euros. Em Portugal, o consórcio integra a Sonae e as suas participadas Sonae MC, Elergone e Sonae FS, bem como a Capwatt, empresa da Sonae Capital.

Como explica a Sonae, a “ambição do projeto PROBONO é fornecer soluções validadas para o design, construção e operação tanto de edifícios novos como adaptados, com emissões reduzidas e energia positiva, contribuindo para comunidades mais sustentáveis”. As soluções desenvolvidas serão, depois, testadas em laboratórios vivos estabelecidos em seis países europeus: Sonae Campus, na Maia (Portugal), Madrid (Espanha), Dublin (Irlanda), Bruxelas (Bélgica), Aarhus (Dinamarca) e Praga (República Checa).

O Sonae Campus integra edifícios que são uma referência em termos de ecoeficiência, como são o caso do Sonae Maia Business Center e do Sonae Tech Hub, que se situa nos 100 edifícios no mundo com a maior pontuação pelo United States Green Building Council no âmbito da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). No Sonae Campus, como resultado da colaboração entre as empresas do grupo ao abrigo do projeto PROBONO, serão investidos cerca de 1,37 milhões de euros, para teste de novas soluções em áreas como a biodiversidade, energia e sustentabilidade.

Entre as várias soluções que estão previstas de serem testadas no Sonae Campus está a implementação de novas soluções de aumento da biodiversidade, estando em estudo, designadamente, a construção de jardins verticais, casas para aves ou hortas.

O projeto irá arrancar em janeiro de 2022 e terá a duração de cinco anos, com um orçamento total de mais de 25 milhões de euros para o período de 2021-2026.

Easyfairs Iberia - Porto

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial