Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Natal: compras dos portugueses no Natal superiores às do período pré-pandémico

11/01/2022
Dados do SIBS Analytics indicam que, no mês passado, o consumo nacional registou um aumento de 26% face a 2020.
Imagen
No último mês do ano de 2021 o consumo registou uma recuperação notável quando comparado com o ano anterior. Segundo dados divulgados pela SISBS, e tendo pro base o SIBS Analytics, em dezembro houve um aumento no total de compras (físicas e online) de 26% face a 2020. Mais notável ainda é o crescimento face a 2019 (19%) em que o país vivia ainda uma fase de pré-pandemia.

Crescimento que se verificou quer nas compras físicas - 26% face a 2020 e 12% face a 2019 – quer nas compras online. Estas foram, aliás, as que registaram um aumento mais elevado: 86% face a 2019 e 31% face a 2020. Os números indicam mesmo que o comércio online representou, em dezembro, 14% do total de compras, quando, relembra a SIBS, em dezembro de 2019, esse peso era de apenas 9%.

A análise da SIBS permite saber que o pico das compras deu-se a 23 de dezembro, data registou o maior número de compras físicas diárias na Rede MULTIBANCO durante todo o ano passado, “com 85 pontos base acima, ou seja, quase duplicando o número total de compras quando comparado com um dia regular do ano em Portugal”. Já na análise da combinação das compras físicas e online alteram o pico das compras para a véspera de Natal, mais precisamente às 12h26, em que se registaram 346 transações por minuto, “um recorde absoluto na Rede MULTIBANCO”.

O setor dos Jogos, Brinquedos & Puericultura cresceu três vezes, tendo sido aquele que registou a maior variação de compras em dezembro face ao resto do ano. Em segundo lugar ficou a Decoração& Artigos para o Lar (2,3x), Moda & Acessórios (2,1x) Perfumaria & Cosmética (2,0x) e ainda o setor da Tecnologia a crescer 1,1x.

Um outro dado interessante é a adesão dos portugueses ao sistema de pagamento Mb Way. Algo que, refere a SIBS, foi notório tanto nas compras físicas como nas online. “No último mês de dezembro, os pagamentos em loja com o telemóvel através do serviço MB WAY cresceram 10x face ao período homólogo de 2019 e as compras online registaram um incremento de 6x face ao mesmo período, em ambos os casos mais do que duplicando face a 2020”. Feitas as contas o MB Way termina o ano com mais de 3,7 milhões de utilizadores e mais de 25 milhões de operações por mês.

foto

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial