Através desta página as marcas tentarão “divulgar o Nutri-Score, sistema de informação nutricional que facilita a comparação de produtos alimentares, dentro da mesma categoria, contribuindo dessa forma para melhores escolhas alimentares”.
Em comunicado as cinco entidades afirmam que estão empenhadas que Portugal adote também o Nutri-Score nas embalagens dos produtos tal como já acontece em sete outros países da Europa.
O Nutri-Score consiste num código de cores e de letras, colocado na frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, baseadas nos níveis de classificação que vão de A - Verde escuro a E - Vermelho.
Por exemplo, a Aldi Portugal começou a introduzir o selo nas suas marcas próprias em abril deste ano, enquanto a Auchan dedicou duas páginas do folheto inserido na Feira de Vida Saudável (que decorreu em maio), a este sistema de informação nutricional. Já a Danone Portugal começou a colocar o selo nos seus produtos no início do ano passado e tem hoje, praticamente implementado em todo o seu portfólio. A Nestlé Portugal, por seu lado, tem vindo a implementar progressivamente o sistema Nutri-Score nos seus produtos desde o início de 2020.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa