Murrelektronik: Emparro fontes de alimentação de última geração
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Indústria das carnes: Grupo Montalva Izidoro aposta na sustentabilidade

25/11/2021

O Grupo Montalva/Izidoro é uma empresa 100% portuguesa, com mais de 100 anos de história e é o maior produtor nacional do setor das carnes em Portugal.

foto

Falamos de um Grupo que conhece e controla desde a origem todas as matérias-primas, que também são, preferencialmente, portuguesas, algo que os distingue no setor agroalimentar. Exporta para mais de 30 países em diferentes continentes (África, Ásia e Europa).

A eletricidade tem um peso muito relevante tendo em consideração a tipologia da atividade agroalimentar, nas mais diversas etapas de operação.

Por exemplo, no contexto meramente produtivo, as unidades industriais operam maioritariamente entre 0º e 5º (inclusive em algumas etapas em regime de frio negativo), levando a uma necessidade de refrigeração constante com forte impacto nos custos energéticos associados.

Energia verde: ganhos para a empresa e para o planeta

Em parceria com a Helexia, o Grupo Montalva/Izidoro, dotou quatro das suas unidades industriais com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC).

Esta implementação vai permitir uma potência instalada nas várias centrais de 3,5 MWp e uma produção anual de 5,4 GWh. Isto permite uma redução muito considerável da fatura energética e uma redução das emissões de 2.400 toneladas de CO2 por ano.

foto

O projeto

A Caso, Izidoro, Monte Bravo e Santa Carnes são quatro unidades do Grupo Montalva/Izidoro agora com centrais solares fotovoltaicas instaladas nas suas coberturas e a produzirem energia limpa e renovável, utilizada nos seus variados processos.

Estas unidades fabris estão localizadas na zona centro: Milharado, Montijo, Torres Novas e Santarém e beneficiaram de um investimento da Helexia em 3 milhões de euros numa parceria a 15 anos.

Nas diferentes localizações foram instalados cerca de 11 100 painéis solares fotovoltaicos com uma potência total instalada de 3,5MWp o que permite produzir anualmente 5,4 GWh de energia limpa. Estes projetos reduzem assim 2400 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à energia utilizada por 1200 agregados familiares por ano.

Dados:

Localização: Milharado, Montijo, Torres Novas e Santarém

Tipo de projeto: Cobertura Fotovoltaica

Indústria: Alimentar

O Grupo Montalva é uma empresa 100% portuguesa, com mais de 100 anos de história. Conhece e controla desde a sua origem todas as matérias-primas, que também são, preferencialmente, portuguesas, algo que os distingue no setor agroalimentar.

O grupo é referência nacional na produção de produtos para outras marcas da distribuição, exporta para mais de 30 países em diferentes continentes (África, Ásia e Europa).

Jaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial