Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Mercadona comprou em 2020 um total de 1.700 toneladas de pera rocha

06/09/2021

Durante o ano passado, a Mercadona adquiriu total de 1.700 toneladas de pera rocha, sendo que 1.100 foram destinadas à exportação e 600 ao mercado português, “fortalecendo assim o compromisso com o setor primário do País”.

Imagen

Esta aposta surge da necessidade de cumprir o objetivo de “oferecer os produtos frescos com a máxima qualidade aos nossos 'Chefes'. Na Mercadona temos um compromisso de desenvolvimento de uma cadeia agroalimentar sustentável, que aposta em relações estáveis e produtivas com o setor primário português”, vinca a cadeia em comunicado.

“Percorremos Portugal à procura das melhores frutas para levar para as nossas lojas, e foi no Oeste que encontrámos um dos nossos fornecedores especialistas de pera rocha, a LusoPêra. Esta parceria teve início em 2015, com o objetivo de levar este fruto de origem portuguesa aos supermercados espanhóis, e atualmente, encontra-se à venda tanto nas nossas lojas de Portugal, como nas de Espanha”, adianta.

A LusoPêra, constituída por 14 produtores de cinco famílias da zona Oeste de Portugal, conta com cerca de 350 hectares de produção de pera rocha e durante a época da colheita emprega até 100 pessoas na central e entre 800 a 1000 pessoas nos pomares durante o período de colheita, criando riqueza na região. A sua preocupação com a qualidade da pera rocha e com a sustentabilidade da produção contribuem para o sucesso desta colaboração.

Imagen

Curiosidades sobre a pera rocha

Propriedades

A pera rocha, além de saborosa, é rica em nutrientes essenciais para uma dieta saudável, como os minerais potássio e magnésio, as vitaminas A, B e C, entre outros.

A importância de uma boa colheita

Para garantir a frescura da pera rocha durante um maior período de tempo, é importante que seja colhida sem ferir o pedúnculo. Para o garantir, a apanha do fruto é feita à mão, de forma tradicional, agarrando-o e inclinando-o ligeiramente para o lado até descolar do ramo.

Imagen

O que significa ter carepa?

A carepa é uma caraterística natural da pele da pera rocha, semelhantes a 'sardas' acastanhadas, e varia a cada ano, dependendo das condições climáticas durante o seu desenvolvimento. Acumula-se mais junto ao pedúnculo e é sinónimo de acumulação de açucares, ou seja, uma pera rocha mais 'sardenta' é normalmente mais doce.

Imagen

Colaboração da Mercadona com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha

A Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha é a principal associação do setor da pera rocha e tem como objetivo valorizar e apoiar os produtores deste fruto.

Assim, recorrem a ações de colaboração com a distribuição, com vista ao ganho mútuo, promovem a exportação da pera rocha e realizam acordos de investigação entre o Campo, a Indústria e Centros Universitários de Investigação.

Dispõem atualmente de 28 empresas associadas, entre as quais se encontram os fornecedores especialistas da Mercadona.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial