“O contentor DENIOS salvou-nos a vida” | Artigo exclusivo iAlimentar
Contentor DENIOS: um exemplo de como é possível salvar vidas
O caso deste incêndio em Uelzen, Alemanha, provou como um contentor modular repleto de produtos inflamáveis protegeu não só os bombeiros, como evitou um desastre ambiental.
Imagens do rescaldo do incêndio em Uelzen.
Um contentor DENIOS com proteção contra incêndios, repleto de produtos inflamáveis foi a única peça de mobiliário que ficou de pé no incêndio de uma fábrica de móveis em Uelzen (Alemanha).
Os bombeiros desta aldeia isolada na Alemanha escaparam de uma morte certa. O contentor modular resistente ao fogo REI 90 minutos concebido e fabricado pela DENIOS salvou-lhes a vida.
O incêndio deflagrou na localidade Alemã de Uelzen, numa fábrica de móveis de madeira, na qual são utilizados grandes volumes de pinturas, vernizes e solventes no seu processo de fabrico. E para adensar ainda mais o cenário, a estrutura principal do edifício tinha sido construída em madeira. No momento mais complexo do incêndio, o calor e as chamas eram tão intensas que, a estrutura de uma janela em PVC, bem como a luminária exterior de uma propriedade contígua, fundiram-se literalmente.
Os bombeiros lutaram contra o fogo durante várias horas antes de o conseguirem controlar. No decorrer do processo de extinção do incêndio, decidiram subir ao telhado de uma estrutura que acreditavam ser uma garagem construída no interior da fábrica, com o intuito de poder controlar melhor a zona afetada pelas chamas.
Apenas no dia seguinte, no momento em que as autoridades de investigação tiveram acesso ao habitáculo, é que se aperceberam de que os seus colegas tinham estado em cima de um contentor de armazenamento que estava repleto de líquidos inflamáveis.
Conforme as imagens fotografadas no local do incêndio mostram, a estrutura permaneceu intacta e resistiu a temperaturas que alcançaram, seguramente, os 1100°C.
Além disso, no momento em que os investigadores abriram as portas puderam constatar que a parte interior das mesmas estava ligeiramente danificada e que nenhum dos materiais, altamente inflamáveis, aí armazenados, apresentava qualquer sinal de detioração.
Deste modo, os bombeiros, visivelmente surpreendidos, afirmaram: “o contentor da DENIOS salvou-nos a vida”.
Este feito técnico ilustra a fiabilidade dos contentores do Grupo DENIOS, evidenciando as qualidades que fazem da DENIOS o líder europeu no setor da armazenagem de produtos químicos e perigosos, protegendo, com a sua eficácia, o meio ambiente.