A Nestlé acaba de lançar a nova marca Wunda no mercado nacional.
Esta é uma nova gama de bebidas vegetais à base de proteína de ervilha amarela, com elevado valor nutricional, quando comparada com bebidas de origem vegetal semelhantes existentes no mercado, e a sua cadeia de produção é neutra em carbono desde a sua raiz.
Portugal é um dos quatro primeiros países da Europa a lançar esta novidade que, pelas suas caraterísticas únicas, promete revolucionar o mercado das bebidas vegetais, salienta a marca.
A gama Wunda é produzida a partir de ervilhas amarelas, cultivadas em França e na Bélgica, e que fornecem proteínas de alta qualidade e ricas em fibras. Estas bebidas têm baixo teor de açúcares (nas versões Original e Unsweetened) e de gordura, são ricas em cálcio e fonte de vitaminas D, B2 e B12. As receitas Original, sem adição de açúcares e com chocolate, apresentam a classificação Nutriscore A.
Além de todas as caraterísticas nutricionais, a ervilha amarela, ingrediente principal deste novo produto, tem uma produção mais sustentável, necessita de menos água, utiliza energia renovável e permite práticas agrícolas regenerativas dos solos, como por exemplo a fixação de nitrogénio. Estes são, aliás, os fatores que permitem a esta nova marca ser neutra em carbono desde o seu lançamento.
Esta neutralidade carbónica está ainda certificada pela Carbon Trust, que atesta que, através do trabalho desenvolvido com os fornecedores, a matéria-prima é obtida de forma sustentável e que em todas as restantes fases da cadeia de valor do produto as emissões de CO2, além de serem mais reduzidas, são ainda compensadas com projetos de insetting e de offsetting, nomeadamente para as emissões que não podem ser eliminadas de raíz.
A procura por alimentos mais saudáveis e mais sustentáveis por parte dos consumidores tem vindo também a aumentar em Portugal.
Neste momento, a categoria de bebidas vegetais regista crescimentos de 14% ao ano (fonte: Nielsen Market Track), num contexto em que há uma preocupação pela escolha de produtos que entregam benefícios nutricionais, mas também de sustentabilidade e com foco na versatilidade. Foi aqui que encontrámos uma oportunidade de surpreender os consumidores portugueses com a possibilidade de terem apenas um tipo de produto de base vegetal para um largo leque de utilizações onde antes teriam de comprar diversos tipos de bebidas. Com WUNDA as famílias portuguesas têm agora à sua disposição uma gama de bebidas que se adequa a todos os momentos do dia e todos os tipos de consumo.
Wunda é assim uma novidade mundial que a Nestlé Portugal está a lançar, em primeiro lugar, juntamente com o Reino Unido, França e Holanda, e com um roll-out já planeado para outros mercados. Além da receita original, a gama Wunda inclui ainda uma versão sem adição de açúcares e outra com chocolate, para o canal retalho, e ainda uma versão barista para o canal fora do lar, que vem reforçar a versatilidade do produto.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa