Com o início das vendas dos novos modelos elétricos Volvo FH e Volvo FM, o transporte eletrificado é agora possível não apenas em zonas urbanas, mas também no tráfego regional entre cidades. Além disso, o novo modelo elétrico Volvo FMX cria novas formas de tornar as operações de transporte na construção mais limpas e silenciosas.
A produção dos novos modelos elétricos para a Europa terá início no próximo ano. Juntam-se ao Volvo FL Elétrico e ao Volvo FE Elétrico para transportes urbanos, que se encontram em produção em série desde 2019.
Na América do Norte, as vendas do VNR Elétrico começaram em dezembro do ano passado. Com os novos modelos de camiões, a Volvo Trucks tem atualmente uma linha de seis camiões elétricos médios e pesados, o que a torna na mais completa gama de camiões elétricos comerciais do setor.
Com a adição dos novos produtos com maior capacidade de carga, linhas motrizes mais potentes e uma autonomia de até 300 km, o portfólio elétrico da Volvo Trucks permite cobrir cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas atualmente na Europa, revelam os estudos*. Isto permite contribuir de forma importante para a redução do impacto climático do transporte rodoviário de mercadorias, que de acordo com as estatísticas oficiais representa atualmente cerca de 6% do total de emissões de CO2 na UE.
Além dos veículos elétricos, o programa de eletrificação da Volvo Trucks inclui um ecossistema completo com numerosas soluções de assistência, manutenção e financiamento, bem como outras opções que podem ajudar a facilitar uma transição mais rápida para o transporte eletrificado. A abordagem holística ajuda os clientes a manterem a produtividade e a controlarem a sua nova frota de transporte elétrico.
“As soluções completas de transporte eletrificado que podemos fornecer, juntamente com a nossa rede global de concessionários e oficinas de assistência, desempenharão um papel vital para garantir o sucesso dos nossos clientes”, acredita Roger Alm.
Olhando para o futuro, mesmo os transportes pesados de longa distância poderão realizar-se em veículos elétricos. Para satisfazer o desafio das exigências tanto de uma elevada capacidade de carga como de uma muito maior autonomia, a Volvo Trucks planeia utilizar células de combustível de hidrogénio para gerar eletricidade.
“Esta tecnologia encontra-se em rápido desenvolvimento e a nossa ambição é também a de eletrificar a condução de longa distância, utilizando tanto baterias como células de combustível”, afirma Roger Alm. “O nosso objetivo é começar a vender camiões elétricos a células de combustível na segunda metade desta década; estamos confiantes de que podemos fazer com que isso aconteça”.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa