Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Sistemas de inspeção por raios-X são seguros

Num mundo onde a segurança é prioridade prevalece a pergunta: Até que ponto a tecnologia de inspeção por raio-X é segura?
Imagen

Os sistemas de inspeção por raio-X utilizados na indústria alimentar e farmacêutica não contêm qualquer fonte de radiação ativa como o urânio e, para além disso, são projetados com materiais de alta densidade, protegendo assim os utilizadores contra os efeitos da radiação.

Na verdade, os raios-X são eletricamente gerados, o que significa que podem ser ligados ou desligados a qualquer momento. Para além disso, existem gabinetes de sistema onde o gerador de raios-X é instalado como uma medida de segurança; os níveis de dose de radiação utilizados para o produto ou para a inspeção alimentar são extremamente baixos, garantindo assim a segurança quer dos operadores, quer do produto.

As máquinas de inspeção por raios-X devem ser regulamentadas através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) antes da sua instalação e regularmente testadas e certificadas para atender aos padrões de segurança e garantirem, assim, a qualidade do produto.

A inspeção por raio-X melhora a imagem da marca

O aumento da utilização das redes sociais é uma realidade mundial. E, apesar de oferecer inúmeras vantagens, pode também destruir a reputação de uma marca em segundos, já que qualquer tipo de informação de problemas em alimentos pode espalhar-se rapidamente. Assim, a qualidade associada à marca é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Está implícito em praticamente todas as marcas uma promessa de oferecer sempre um produto visualmente atraente com um formato e tamanho corretos para todos os consumidores, isso é possível com os equipamentos de raio-X EAGLE PI que a Logomark oferece em Portugal e Espanha.

Garantia de qualidade em toda a produção

A tecnologia de Inspeção por raio-X pode melhorar a imagem da marca da empresa conseguindo, simultaneamente: detetar contaminantes físicos; medir a massa; contar componentes; identificar falta de produtos ou produtos quebrados; monitorizar níveis de enchimento.

Para além de detetar anomalias, os sistemas de raios-X são também capazes de rejeitar produtos que não atendam aos requisitos. Os equipamentos raio-X Eagle garantem aos consumidores uma fiabilidade no produto final, de acordo com os regulamentos internacionais HACCP, BRC, FDA, IFS.

Algumas questões frequentes sobre a utilização de Inspeção de raio-X

O que é possível detetar com um sistema de raios-X?

Os sistemas de inspeção por raio-X podem detetar objetos mais densos que a água. A regra geral é que, se flutuar na água, é menos denso que a água. Por exemplo, um sistema de raios-X pode localizar corações ocos em batatas porque são menos densos do que a batata ao redor. Portanto, geralmente contaminantes como insetos, madeira ou plástico não podem ser detetados. Existe muita variabilidade com o plástico. Os plásticos que são incorporados com bário são detetáveis, o plástico puro não pode ser visto.

Imagen

Os sistemas de inspeção por raio-X podem detetar todos os tipos de granito e pedra cerâmica porque são mais densos que a água. Existem muitos tipos de pedras com tamanhos variados, tudo depende da densidade dos produtos circundantes para uma deteção precisa. Equipamentos de raio-X para inspeção de alimentos podem detetar metais ferrosos e não ferrosos porque a sua densidade não varia muito em comparação com o aço inoxidável.

O alumínio também pode ser detetado dependendo do seu tamanho, pois é menos denso, em comparação com outros metais. Também é possível detetar cálcio nos ossos e, portanto, detetar ossos. A acumulação de cálcio ocorre imediatamente no momento da morte. O cálcio visto como branco num osso é o que o equipamento de raios-X deteta. Ainda assim, é muito importante testar o produto em questão para verificar a possibilidade de deteção por raio-X.

Uma máquina de raio-X pode pesar um produto?

Sim, um raio-X pode pesar produtos, embora as máquinas de raio-X não tenham célula de carga, ou seja, não se tratam de controladoras de peso. Os sistemas de inspeção de raios-X pesam ‘ensinando’ a densidade do produto a um algoritmo de peso. Este algoritmo converte a densidade do produto num valor de peso.

Um sistema de raio-X pode contar produtos ou objetos dentro de um produto?

Sim, um sistema de raio-X para inspeção de alimentos pode contar produtos, desde que o que precisa ser contado seja mais denso do que os produtos circundantes. Por exemplo, numa tarte de cereja, o raio-X pode garantir que existem cinco cerejas no topo. Também pode contar se há produtos em divisões dentro da embalagem. Se um pacote tiver 12 divisões e quiser garantir que haja produtos dentro de cada uma delas, é possível verificar isso.

Imagen

O raio-X pode detetar o nível de enchimento?

Sim, a inspeção do produto por raio-X permite verificar o nível de enchimento, como enlatados, iogurtes ou refeições prontas.

Simultaneamente, o sistema pode verificar a presença de tampa e/ou se a mesma está na posição correta.

A Logomark, representante exclusiva na Península Ibérica da Eagle Product Inspection possui uma equipa para aconselhamento dos equipamentos indicados para cada tipo de produto, bem como técnicos certificados para operação e manutenção dos equipamentos de inspeção por raio-X. Para além disso, proporciona aos seus clientes a possibilidade de testes para comprovar a capacidade de deteção dos contaminantes nos seus produtos em concreto, de modo a fazer um estudo da capacidade da máquina no seu caso em concreto.

Imagen

Raio-X na indústria da carne

Os equipamentos de raio-X da série FA vão muito para além da mera inspeção de contaminantes, pois este permite uma análise da quantidade de gordura presente na carne. Permite aplicações a granel, ou em embalagens rígidas, onde também permite uma análise do peso que contém cada embalagem.

Imagen

Os equipamentos Eagle Serie FA são desenvolvidos para trabalhar nas condições mais extremas;

- Construção em AISI316 (aço inox);

- Revestimento em jato de área;

- Classe de proteção IP69K;

- Desmontagem sem ferramentas para higienização;

- Materiais aprovados pela FDA.

foto

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial