Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Climate Talks

Porto Protocol debate ‘Climate in a Bottle’ a 15 de abril

Redação Induglobal09/04/2021

Continuando o ciclo das Climate Talks, a Fundação The Porto Protocol realiza no próximo dia 15 de abril às 16h30, na plataforma Zoom, uma conversa sobre o ‘peso’ que a garrafa de vinho tem para o ambiente. “A garrafa, juntamente com o respetivo transporte, é responsável por cerca de 40% a 50% das emissões de carbono geradas pela cadeia de valor do vinho”, salienta a organização.

Imagen

A Fundação The Porto Protocol explica, em comunicado, que a maioria dos consumidores não imagina “que a garrafa que tem à sua frente, elegante, escura e robusta, é de longe o elemento que mais contribui para a pegada de carbono do vinho. Mas é um facto, a garrafa, juntamente com o respetivo transporte, é responsável por cerca de 40% a 50% das emissões de carbono geradas pela cadeia de valor do vinho. E não é o transporte que mais contribui, é mesmo a embalagem”.

Nesta Climate Talk, afirma a organização, “vamos discutir as várias questões em torno da garrafa de vinho, o elemento que mais contribui para a pegada de carbono do vinho”.

E adianta: “Teremos uma mesa redonda com vários intervenientes a discutir o que está a acontecer no setor e como é que produtores, comércio e consumidores estão a olhar para esta questão”.

O modelo das Climate Talks mantém-se, com um anfitrião – Martin R. Reyes MW, Reyes Wine Group (USA) –, e três convidados: Jancis Robinson MW (UK); Laura Varpasuo, Sustainability Manager at ALKO (Finlandia); e Charles Bieler, Bieler Wines e Co-Foundador do Gotham Project (USA).

Os intervenientes irão debater temas como:

  • O que é um contentor sustentável de vinho? Esta definição tem em conta todo o ciclo de vida do produto?
  • O vinho tem mesmo que vir numa garrafa de vidro (pesado)? E esta perceção começa no consumidor ou na indústria?
  • O que podemos considerar como uma embalagem sustentável? Que formato se adequa a que ocasião de consumo? Ou produtos? E como é que cada uma é percecionada pelo consumidor?
  • O que poderá impulsionar a mudança para embalagens mais sustentáveis no vinho? Consumidores, legislação, produtores, comércio?
  • Que conhecimento e perceção têm os consumidores de vinho sobre o impacto das embalagens na pegada de carbono deste produto?
  • Como é que cada um dos convidados vê o seu papel de influenciador na educação de diferentes públicos (consumidores, produtores, media) sobre este tema?
  • E os esquemas reutilizáveis para garrafas de vidro? Já resultaram no passado, e há alguns exemplos em França e na Finlândia, por exemplo... quais são as barreiras a este tipo de iniciativa?

Pode consultar mais informação sobre o programa aqui. Para participar é necessário registar-se neste link. Durante o webinar os participantes podem colocar questões via Zoom Q&A e chat.

A conversa ficará posteriormente disponível no canal de YouTube e podcast do Porto Protocol, como estão as anteriores Talks.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial