Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà

Várias práticas da Mercadona entre as grandes inovações do consumo em Espanha

iAlimentar23/03/2021
foto

Mercadona - Loja 6.25

O Institut Cerdà anunciou hoje, durante a celebração da sua quarta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo, as inovações do setor em 2020. Entre os reconhecimentos a Mercadona destaca o Café Filtro Americano Hacendado e a Estratégia 6.25, uma série de ações que a cadeia está a levar a cabo para reduzir o plástico.

Foi também reconhecida a iniciativa de apoio ao setor, conhecida inicialmente como #IstoNÃOtemdePARAR e que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas.

O café, elaborado pelo Fornecedor Totaler “UCC Coffe Spain” nas suas instalações de Logronho (La Rioja), foi premiado como inovação de produto pela forma fácil e prática de tomar um café de filtro tipo americano sem a necessidade de uma cafeteira.

Por outro lado, a Estratégia 6.25, o plano de ação que a empresa desenvolveu e que está enquadrado dentro da estratégia global de dizer “Sim, a continuar a cuidar do Planeta”, foi reconhecida dentro da categoria de inovação de processos por supor um salto qualitativo no momento de abordar este tema de maneira global e alinhada com a economia circular na qual se envolve também o consumidor.

Margarita Muñoz, diretora-geral de Economia Circular da Mercadona, durante a celebração do evento, explicou que se trata de “seis ações concretas para alcançar em 2025 um triplo objetivo: reduzir 25% o plástico das embalagens das nossas marcas, reciclar todos os resíduos plásticos que geramos nos nossos processos e que todas as nossas embalagens sejam recicláveis”.

Como novidade, o relatório também incluiu uma secção com as iniciativas mais inovadoras desenvolvidas pelas empresas do setor, que demonstraram o seu carácter de setor essencial para gerir a situação de crise de saúde, social e económica derivada da COVID-19. Neste sentido, também foi reconhecida como inovação social a iniciativa #IstoNÃOtemdePARAR e que atualmente evoluiu para #EActívate, com a adesão de mais de 5.500 empresas.

O Observatório reconhece o referido movimento, iniciado a meados de março, com o objetivo de dar visibilidade ao esforço de todas as empresas e dos seus colaboradores por continuarem a trabalhar e a reinventarem-se, e que atualmente se converteu num ponto de encontro, formação e inspiração que serve de estímulo para reativar a economia do país.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial