Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Auchan Retail Portugal reforça luta contra a poluição por plásticos

iAlimentar11/03/2021
Compromisso surge no âmbito do primeiro aniversário da assinatura do Pacto Europeu para os Plásticos.
foto

A Auchan Retail Portugal, num compromisso conjunto com outros países onde a insígnia está presente, reforçou o seu compromisso com um modelo mais virtuoso de economia circular do plástico, que promove a redução, a reutilização e a reciclagem deste material.

Atualmente, a abordagem da Auchan Retail passa por reduzir as fontes de poluição por plástico, na esfera das suas operações, bem como sensibilizar e mobilizar os seus stakeholders, fornecedores, colaboradores e clientes para a importância desta questão.

Com a assinatura do Pacto Europeu para os Plásticos, a 6 de março de 2020, a Auchan oficializou os objetivos e compromissos já estabelecidos pela empresa há vários anos, no que diz respeito à sustentabilidade. No plano de negócios para 2022, além da luta contra a poluição por plásticos, a Auchan define agora dois grandes objetivos: tornar 100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e eliminar, na medida do possível, as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes e consumíveis na zona de restauração e cafetaria.
Para a empresa, a solução não passa por acabar com os plásticos na totalidade, mas sim com o comportamento generalizado de “extrair – fabricar – descartar”, que é devastador para o meio ambiente.

Segundo dados da Auchan Retail, desde 1964, a produção mundial de plásticos aumentou 20 vezes, atingindo 311 milhões de toneladas em 2014, valor que deverá duplicar nos próximos 20 anos e quadruplicar até 2050.

Outros estudos revelam ainda que 51,2 milhões de toneladas de plástico foram consumidas na Europa em 2018; 40% dos plásticos são embalagens; 42% das embalagens de plástico são recicladas na Europa; e em 2019 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos ainda foram exportados.
“A Auchan Retail Portugal enquanto interveniente na grande distribuição e com influência direta no consumo doméstico, está empenhada na luta contra a poluição por plásticos. Enfrentar o desafio de combater a poluição por plásticos exige que todos os actores no setor do retalho, tanto alimentar como não alimentar, reconsiderem as suas ofertas aos consumidores e os apoiem na adoção de novos hábitos de consumo”, destaca Paulo Monteiro, Diretor de Responsabilidade Corporativa da Auchan Retail Portugal.

No âmbito desta estratégia, a Auchan Retail tem-se empenhado em alterar as suas linhas de produtos para limitar o uso de produtos de plásticos descartáveis: eliminou a venda de talheres de plástico de utilização única na União Europeia e no Senegal (quase 1950 toneladas de plástico evitadas) e já não disponibiliza talheres de plástico para as refeições de take-away; desenvolveu o fornecimento de produtos alimentares e não alimentares a granel; está a implementar alternativas para embalagens de frutas e vegetais e, na área não alimentar, multiplicou as gamas ecológicas nas áreas dos cosméticos e têxteis.

Recorde-se que a Auchan Retail Portugal conta já com várias soluções e iniciativas para a redução e melhor utilização do plástico, como a disponibilização de um saco reutilizável para frutas e verduras; o fim da venda de artigos descartáveis de plástico de utilização única, como pratos, copos, talheres e palhinhas, que foram substituídos por artigos biodegradáveis e reutilizáveis; alteração de todos os paus de cotonetes de plástico para papel, nos produtos da marca própria; introdução de soluções de fraldas reutilizáveis; aumento do número de referências disponíveis no formato ‘avulso’, para que o cliente tenha a possibilidade de comprar apenas a quantidade que necessita; alteração da embalagem de alguns produtos de marca própria, entre outras.

De acordo com Paulo Monteiro, “o conjunto de medidas implementadas, em Portugal, desde final de 2018, permitiu eliminar, em 2020 aproximadamente 222 toneladas de plástico e substituir 343 toneladas de plástico virgem por incorporação de plástico reciclado”.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial