Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Alentejo promove formações gratuitas e online para especialistas e amantes de vinho

iAlimentar26/02/2021

Começa hoje o evento “Vinhos do Alentejo Webinar Sessions”: seis webinares gratuitos promovidos pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), para todos aqueles com interesse e vontade em aprender mais sobre o mundo dos vinhos.

Imagen

A atual situação de confinamento impede a realização de eventos presenciais, pelo que a CVRA criou a iniciativa online para permitir aos interessados adquirir conhecimentos sobre os mais variados temas, nomeadamente, as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e o todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “este é um evento que visa promover o trabalho dos produtores de Vinho do Alentejo e manter o dinamismo tão característico da região. Uma vez que estamos impedidos de realizar os eventos presenciais, é necessário reinventarmo-nos e optar por soluções que permitam dar a conhecer os vinhos da nossa região.”

A estrear as sessões, hoje (dia 26 de fevereiro), pelas 17h00, decorre a iniciativa “Provar como um profissional”, que tem como anfitriões Teresa Gomes, sommelier e wine educator, e Luís Pedro Amorim, diretor do Laboratório dos Vinhos do Alentejo. Nesta sessão, os participantes vão aprender como degustar um vinho e como sentir e identificar aromas.

O segundo webinar “Enoturismo: Presente e Futuro”, a decorrer no dia 5 de março, pelas 15h00, vai contar com a participação da diretora do departamento de Dinamização de Oferta e Recursos, Teresa Ferreira, da presidente da Apeno, Maria João de Almeida, e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, que vão debater o panorama atual do enoturismo nacional e fornecer ferramentas necessárias para a preparação do futuro.

Segue-se o webinar “Mulheres à Volta do Vinho”, que decorre no dia 8 de março, pelas 17h00, onde as oradoras Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado, Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines, e Maria Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, contam, em primeira mão, as suas experiências no mundo dos vinhos.

Já no dia 18 de março, pelas 15h00, terá lugar a sessão “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” que conta com a presença de João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), Clara Roque do Vale, produtora da Casa Clara, Helena Ferreira, diretora de produção e gestão de qualidade e segurança alimentar da Adega de Borba e Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous, para discutir a adoção de práticas transversais à sustentabilidade dos negócios, desde as vindimas até à comercialização.

“Da Uva à Garrafa” é o tema do dia 25 de março, com início às 15h00, que tem como oradores José Miguel d'Almeida, membro da ATEVA, o enólogo Paulo Laureano, Maria João Cabrita, professora da Universidade de Évora, Arlindo Rato, diretor do departamento de fiscalização dos Vinhos do Alentejo e Rita Tavares, produtora da SOVIBOR. Em discussão vai estar todo o processo de criação de vinhos, desde o momento de colheita da uva até ao produto final, passando pelo processo de controlo e certificação.

A finalizar a iniciativa, no dia 31 de março, decorre o webinar “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”, no qual os participantes poderão explorar temas como o do crescimento do mercado de vinhos online.

As sessões decorrem através da plataforma Zoom e são limitadas a 100 participantes. No entanto, se o número de inscrições exceder, vai ser possível assistir, em direto, através do canal de YouTube dos Vinhos do Alentejo.

Pode consultar o programa completo das sessões e inscrever-se aqui.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial