Trane - Safe process cooling

Digital Agrifood Summit pode voltar ainda este ano

Emília Freire18/02/2021

O balanço da 1ª Digital Agrifood Summit foi “muito positivo”, tendo recebido a visita de cerca de 300 empresas estrangeiras, de 20 a 23 de janeiro.

foto

Cláudia Domingues Soares, presidente do Inovcluster, uma das entidades que integra o consórcio Portuguese Agrofood Cluster que organizou a feira, adianta à Induglobal que “temos vontade de fazer um novo evento ainda este ano”.

“Este evento é claramente para continuar, preparado com tempo e identificando os compradores certos, tem um potencial enorme”, assegura a responsável do Inovcluster que organizou a Digital Agrifood Summit, em conjunto com a PortugalFoods, o Agrocluster e a Portugal Fresh, em parceria com a ViniPortugal.

Cláudia Domingues Soares garante que “vamos retomar a presença física em feiras, porque aqui perde-se o contacto direto com as pessoas, mas considero que este modelo pode coabitar totalmente com o modelo físico, pela vantagem de ter custos muito reduzidos e, principalmente, pela possibilidade de permitir ‘visitantes’ de todo o mundo”.

Também Tomás Ferreira, da Granfer, uma organização de produtores frutícolas que esteve presente na feira, faz um balanço muito positivo do evento salientando que “a organização fez um excelente trabalho preparatório na marcação de reuniões com retalhistas e grossistas a nível europeu e mesmo mundial”.

O responsável considera que “este é um modelo com futuro. Há espaço para uma feira destas, de dois dias, por exemplo”, mantendo-se depois online por mais tempo, precisamente como a organização fez, “porque ainda recebemos vários contactos depois do fim do evento”. A feira ficou online até dia 20 de fevereiro de 2021.

Os cerca de 300 compradores internacionais foram provenientes de 61 países, com destaque para Espanha (72), México (34), Canadá (29), Alemanha (28), Estados Unidos (27), Reino Unido (26) e Japão (25). Durante os quatro dias que o evento durou, a plataforma online onde decorreu registou quase 700 registos, dos quais cerca de 2/3 pertencentes a visitantes internacionais.

A organização inquiriu todas as 74 empresas expositoras nacionais, de diversas fileiras do setor – do azeite às frutas e legumes; do vinho às conservas de peixe; dos snacks à padaria e pastelaria; entre muitas outras e como balanço referem que foi “acima das expectativas”.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar

Estatuto Editorial