Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
A procura de embalagens de baixo impacto ambiental e de maquinaria mais eficiente para as produzir está a aumentar.

Hispack tem como objetivo acelerar as soluções de embalagem responsável

03/05/2024

A Hispack 2024 centra-se na sustentabilidade das embalagens para contribuir para um futuro melhor. De 7 a 10 de maio, a feira de embalagens reunirá mais de 800 expositores de 28 países e 1250 marcas no centro de exposições Gran Via da Fira em Barcelona. Patentes estarão as mais recentes inovações em materiais, embalagens, recipientes, rótulos, invólucros, bem como tecnologia e maquinaria de embalagem, processamento e logística adaptada ao novo quadro regulamentar da economia circular.

Imagen

Organizada pela Fira de Barcelona em colaboração com a Associação Graphispack, a Hispack cresce este ano 18% em número de empresas e 12% em espaço comercial contratado, refletindo o bom momento da embalagem.

Com a presença dos principais fabricantes e distribuidores, a Hispack preencherá mais de 36.000 m2 líquidos, nos pavilhões 2 e 3 do centro de exposições, com tecnologia, materiais e soluções de embalagem, tendo como objetivo a sustentabilidade. Também mostrará o ciclo de vida da embalagem e as suas ligações com outros processos de produção e a cadeia de abastecimento.

Este ano há também um aumento de expositores internacionais, com quase um terço do número total de expositores de fora de Espanha. A Turquia é o país estrangeiro com maior número de empresas, seguida de Itália, China, Alemanha, França, Holanda, Portugal e Reino Unido.

60% da oferta comercial da Hispack corresponde a equipamentos e máquinas para embalagem, engarrafamento, rotulagem, codificação, rastreabilidade, processo, automação, robótica e logística. Entretanto, os restantes 40% dos expositores apresentam materiais, POS e elementos de embalagem específicos para diferentes sectores industriais e de consumo, bem como para a distribuição, comércio eletrónico e retalho.

A Hispack centra-se na sustentabilidade das embalagens para contribuir para um futuro melhor. De 7 a 10 de maio, a maior feira de embalagens de Espanha reunirá no centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona mais de 800 expositores de 28 países e 1.250 marcas representadas com as mais recentes inovações em materiais, embalagens, recipientes, rótulos, invólucros, bem como tecnologia e maquinaria de embalagem, processamento e logística adaptada ao novo quadro regulamentar da economia circular.

Organizada pela Fira de Barcelona em colaboração com a Associação Graphispack, a Hispack cresceu este ano 18% em número de empresas e 12% em espaço comercial contratado, refletindo o bom momento da embalagem.

O presidente do comité organizador da Hispack 2024, Jordi Bernabeu, sublinha o interesse acrescido pela feira deste ano como montra de tendências e soluções para a necessidade de adaptar as embalagens ao novo quadro legislativo: “os fabricantes e as marcas, principalmente dos sectores alimentar, cosmético e farmacêutico, entre outros, exigem cada vez mais soluções de embalagem sustentáveis, em resposta a uma maior consciência e compromisso ambiental e também para cumprir o objetivo fixado pela regulamentação de que, até 2030, todas as embalagens devem ser recicláveis ou reutilizáveis”.

Imagen

Tendências do certame

As embalagens sustentáveis procuram minimizar o impacto ambiental através de uma conceção ecológica centrada na redução, reciclagem e reutilização de materiais, bem como através da análise do ciclo de vida das embalagens, desde a produção até à eliminação. Além disso, com uma maior utilização de materiais reciclados ou biodegradáveis, com a implantação de embalagens inteligentes que melhoram a eficiência da cadeia de abastecimento, a rastreabilidade e a experiência do consumidor, e com uma renovação dos processos de produção para reduzir a pegada de carbono. Neste sentido, a automação, a robótica e a inteligência artificial são aliadas para impulsionar a transformação digital e a sustentabilidade das embalagens.

Imagen

Tudo isto se reflectirá tanto na oferta comercial da Hispack como nas mais de 80 actividades de conhecimento e networking incluídas na feira, nas quais participarão mais de 150 oradores. O espaço 'Hispack Unboxing' destaca-se com um programa de conferências, mesas redondas e apresentações, nas quais participarão representantes de empresas de alimentação e bebidas, cosmética, farmacêutica, têxtil e construção para explicar as suas experiências em matéria de embalagem sustentável, assim como organizações, centros tecnológicos, clusters e fornecedores de tecnologia e materiais. Entre os oradores estarão responsáveis pela embalagem e/ou sustentabilidade de marcas como Almirall, Calidad Pascual, García Carrión, El Corte Inglés, Nauterra e Shiseido.

O diretor da Hispack, Xavier Pascual, sublinha o valor do conhecimento partilhado na feira: “reunimos fornecedores e clientes para explicar realizações e experiências que ajudam outras empresas a melhorar a sustentabilidade das suas embalagens”.

Novas iniciativas

A Hispack estreia o 'Dia dos Engenheiros', uma iniciativa da Enginyers Industrials de Catalunya (EIC) destinada a profissionais com perfis técnicos e de engenharia envolvidos em processos de produção, I&D, operações e cadeia de abastecimento com apresentações sobre automação e robótica aplicadas à intralogística e outras actividades de networking.

Igualmente novas são as dez rotas temáticas em torno da feira, abertas aos visitantes, para descobrir materiais e embalagens criativos e inovadores, como tornar as embalagens circulares, ou as últimas novidades em intralogística, a sustentabilidade das tecnologias de embalagem ou das embalagens de plástico, a indústria 4.0 no sector das embalagens e as embalagens inteligentes.

Paralelamente, sob o título 'Best in class', a Hispack explicará e reconhecerá três histórias de sucesso internacionais com a sustentabilidade das embalagens como protagonista. A cidade dinamarquesa de Aarhus criou um sistema circular municipal para a recolha, lavagem e reutilização de embalagens de bebidas e de comida para levar. A empresa japonesa Kao Corporation, com um sistema inovador de reciclagem de recipientes de recarga de plástico para produzir novos recipientes do mesmo tipo. E o projeto da AMITA Corporation que utiliza a tecnologia bockchain para a rastreabilidade da reciclagem de tampas de garrafas de plástico.

Relacionado com esta sessão, a Hispack apresentará o Japão como um mercado a explorar, fruto da colaboração com o Japan Packaging Institute. Os visitantes poderão conhecer as tendências e experiências realizadas no Japão, assim como estabelecer contactos comerciais ou de colaboração com a delegação japonesa que visitará a feira.

O programa completa-se com outros eventos convidados organizados por entidades como a Associação Espanhola de Profissionais de Compras, Contratação e Aprovisionamento (AERCE), o Centro Espanhol de Plásticos (CEP) e amec, o Cluster da Beleza e o Cluster da Embalagem, o Centro Espanhol de Logística (CEL) e a Associação Graphispack.

Imagen

Oportunidades de exportação

Por outro lado, a Hispack contribuirá para a projeção internacional da tecnologia e das soluções de embalagem espanholas, com o objetivo de promover as exportações. Através do seu programa de “Hosted buyers”, o salão convidou uma centena de profissionais com projetos específicos e capacidade de importação, principalmente da Tunísia, Marrocos, Polónia e México, mercados-alvo para a embalagem espanhola devido ao seu potencial de crescimento. Estima-se que, em quatro dias, serão agendadas mais de 800 reuniões com estes compradores e serão efetuadas apresentações dos países-chave.

Além disso, todos os visitantes internacionais encontrarão conselhos e atividades personalizadas no Centro Internacional de Negócios (IBC) da Hispack. Poderão descobrir, através de apresentações, as histórias de sucesso de uma dúzia de fornecedores espanhóis de tecnologia de embalagem. Haverá também um Brokerage Event, entrevistas rápidas de negócios para encontrar fornecedores ou colaboradores.

Por último, a Hispack será o cenário da entrega dos Prémios Liderpack 2023, os prémios mais importantes da Embalagem e da Publicidade no Ponto de Venda (POS) em Espanha. Os 45 trabalhos vencedores estarão expostos no salão. Além disso, terá lugar a Festa da Embalagem e a cerimónia de reconhecimento de cerca de trinta empresas, organizações e/ou pessoas que se destacaram pelo seu trabalho no sector da embalagem.

A Hispack 2024 espera atrair mais de 27.000 visitantes, 10% dos quais internacionais.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    15/05/2024

  • Newsletter iAlimentar

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial