24 para o Setor; Mitos e Inverdades na negociação entre a Distribuição e Produção; Private Label como fator de diferenciação, competitividade e lealdade do consumidor; Comportamento, Tendências e caraterísticas sobre o consumo e consumidores; Eficiência Energética no Setor da Hotelaria e Restauração; A Perspetiva das Associações Interprofissionais do Setor Agroalimentar; Dieta Mediterrânica, Fórum Gastronómico Pensar 3; Novas Perspetivas no Food & Feed; Apresentação dos projetos PRR aprovados no âmbito das Indicativas Emblemáticas da Agenda da Terra Futura do Ministério da Agricultura. Como analisa atualmente a indústria alimentar portuguesa? Que desafios tem o mercado português pela frente? O setor agroalimentar português é o maior setor industrial do país, tanto ao nível da criação de riqueza, como de emprego. É um setor que tem feito um percurso de desenvolvimento notável ao longo dos últimos anos, tornando-se num setor mais organizado, mais profissional, mais inovador e mais orientado para o mercado. As empresas têm conseguido adaptar-se aos novos padrões de consumo, às novas tendências e apostado no desenvolvimento de produtos que são cada vez mais valorizados nos mercados externos. Esperam-se, no entanto, grandes desafios para o setor agroalimentar. Desde as alterações nos hábitos de consumo registados no pós-pandemia, passando pela guerra, pela inflação, pela alteração dos custos de transporte e logística, passando pela maior consciência ambiental ou pelo maior grau de exigência dos consumidores nos aspetos da saúde e bem-estar – tudo isto traz mudanças significativas e exige que as empresas pensem de forma diferente. Estamos perante um novo paradigma que nos faz olhar novamente para o mercado interno por oposição a uma estratégia generalizada de globalização. Há a consciência, cada vez mais clara, que a inovação e o desenvolvimento são estratégias vitais cuja efetividade se esgota emmenos tempo, porque o ciclo de vida dos produtos também é mais efémero. Hoje, a procura está mais orientada para produtos diferenciados, por oposição a uma oferta massificada. São assim diversos os desafios que as empresas têm de enfrentar. Mas onde há novos desafios, há reciprocamente novas oportunidades. De futuro, esta será uma feira que terá periodicidade anual? A Lisbon Food Affair será o evento líder em Portugal e de referência no mercado nacional e internacional. As dinâmicas que temos verificado no mercado, as alterações estratégicas em termos de posicionamento de marca, os contextos de resposta aos custos crescentes de logística e transporte, obrigam a um permanente acompanhamento e identificação de novos mercados e oportunidades de negócio por parte das empresas desta cadeia de valor. Por esta razão, consideramos indispensável que a Lisbon Food Affair, também neste âmbito, seja o fórum de discussão e de identificação de novas tendências. Auscultámos parceiros e expositores de referência e decidimos que a sua realização será anual. Por fim, e até ao momento, como está a reagir o mercado à feira, sendo que vem substituir um pouco a icónica Alimentaria Lisboa, que durante três décadas marcou uma geração empresarial e de negócios. O evento está a ter uma excelente recetividade domercado. Por um lado, pela importância que tem na dinamização transversal do setor, mas sobretudo pela nova estratégia adotada, mais focada na realidade do mercado e mais orientada para a concretização de negócios. n
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