BF5 - iAlimentar

20 PASTELARIA Pastelaria e panificação: um setor (ainda) resiliente A resiliência revelada pelo setor é agora posta à prova com o aumento da inflação e todas a consequências daí decorrentes: à escassez das matérias-primas junta-se o respetivo aumento do preço, que também se aplica à energia e à distribuição. Com isso, as margens encolhem e as empresas não têm outra alternativa que não repassar os custos (ou parte deles) para o consumidor. O pão faz parte integrante da gastronomia portuguesa. Sendo assim seria de pensar que este é um setor protegido, no sentido em que não sofre tanto com as inconstâncias do mercado. Seria, porque há quem pense o contrário. Hélder Pires, presidente da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), afirma mesmo que os principais desafios do setor assentam numa inflação média nos preços da matéria-prima superior a 30%. Pior, com tendência crescente e a que se junta preços da energia elevados e dificuldades em recrutar mão-de-obra. Já para António Fontes, presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte (AIPAN), o principal desafio da Padaria Tradicional é a sobrevivência. “Face à tipologia de cada empresa, acreditamos ser possível ultrapassar este momento. Isto quer dizer, que as empresas familiares, mais pequenas, terão menos sofrimento, face às semi-industrializadas e às industriais. Daí, entenda-se, que o setor seja maioritariamente constituído por pequenas empresas, familiares de âmbito local e regional”, constata, acrescentando que, apesar de tudo, “os consumos decrescem dia após dia, muito pela via da proliferação e permanente abertura de lojas da grande distribuição, que, como se constata, emergem do litoral, e das zonas urbanas, para o interior, não respeitando culturas e a socialização dos nossos produtos tradicionais”. Opiniões que são substanciadas pelos valores recolhidos pela Informa. Em abril deste ano, a publicação do estudo setorial referente a 2020, apontava uma queda de 4,1% na faturação da O preço do pão subiu, emmédia, 20 a 30%. Alexandra Costa

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx