56 DOSSIER AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E IA NAS CADEIAS DE PRODUÇÃO A IA irá transformar a relação das empresas de grande consumo com o canal de serviços alimentares A Inteligência Artificial (IA) não só facilita a análise e a gestão de dados, como também transforma a relação com o canal de Food Service, em particular para as empresas de grande consumo, permitindo-lhes gerar maior valor e novas oportunidades de negócio, de acordo com o white paper 'A IA como ferramenta chave para maximizar as oportunidades no Food Service', apresentado pela Strategic Platform, uma empresa que cria produtos e serviços através da hibridação da tecnologia com modelos de negócio. Este documento explora a forma como a IA se pode tornar um potenciador de novas oportunidades no canal de Food Service para as empresas de FMCG: “A incorporação da inteligência digital no canal de Food Service permite uma melhor ligação com os clientes, compreender as suas necessidades em tempo real e oferecer soluções adaptadas a essas necessidades de forma ágil e personalizada. Esta compreensão mais profunda do cliente, associada à capacidade de reconfigurar o modelo de negócio, facilita a criação de relações mais sustentáveis e rentáveis. A inteligência digital não só melhora as operações, como também nos permite repensar a forma como nos relacionamos com os clientes e como criamos valor de novas formas que antes não eram possíveis”, afirma o documento. A utilização da IA nos serviços alimentares tem dois focos principais: a otimização operacional e a criação de novos modelos de negócio. Embora a melhoria operacional seja o primeiro passo dado por muitas empresas, com a digitalização de processos e a redução de custos, o verdadeiro valor acrescentado reside na forma como a inteligência digital pode ser profundamente integrada no modelo de negócio. Esta abordagem não só melhora a eficiência, como também permite explorar novas formas de gerar receitas e estabelecer relações mais fortes e mais relevantes com os clientes. No contexto do canal Horeca, a inteligência digital permite repensar o modelo de relacionamento com o cliente. Não se trata apenas de aproveitar a tecnologia para otimizar processos, mas também de compreender como ela pode criar serviços e oportunidades, aumentando a nossa relevância no mercado. A chave é tornar-se um parceiro essencial para o cliente, oferecendo soluções que tornem o seu negócio mais robusto e, assim, fortalecer a nossa posição no mercado. Para a Plataforma Estratégica, existem três elementos fundamentais que definem os diferentes momentos ou pontos de interação com o cliente, não através da oferta, mas através da compreensão do cliente: o que vendo, a quem vendo e como vendo. Não se trata apenas de oferecer produtos, mas também serviços adicionais que podem ser faturados e que permitem relações mais próximas e sustentáveis com os clientes. É aqui que a inteligência digital desempenha
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